Observe as comunicações expressas abaixo: ...
Observe as comunicações expressas abaixo:
I. O retrato da família brasileira mudou significativamente nos últimos cinquenta anos. No geral, as famílias são menores, as pessoas alcançam idades mais avançadas, a proporção de mulheres sozinhas cuidando de filhos não é mais fato isolado, da mesma forma que aumenta o número de pessoas que optam por morar sozinhas e nem sempre são provenientes de segmentos com elevados níveis de renda.
II. As mudanças na configuração da população brasileira, destacando-se, as que se colocam no perfil das famílias e na longevidade das pessoas, acentua a centralidade da família e dos idosos nas políticas sociais, com a construção, ainda que tardia, de sistemas de proteção sólidos para as gerações futuras.
Com base nas Ilustrações e assertivas apresentadas e de
acordo com Gelinski e Moser (2015), em Familismo,
Direitos e Cidadania: contradições da Política Social”,
marque a opção correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Preciso de um binóculo para ver essa imagem ai
não da pra ver nada na charge. tudo misturado!
o gabarito correto e o ( c)
QUE QUESTÃO MAL FEITA.
Gabarito: Letra C.
Mudanças nas famílias brasileiras e a proteção desenhada nas políticas sociais de Carmen Rosário Ortiz Gutierrez Gelinski e Liliane Moser as autoras apresentam uma importante reflexão sobre o cenário atual das transformações familiares e o desconhecimento por parte das políticas em relação a essas transformações, e logo, o não entendimento dos limites que esses modelos familiares apresentam para o exercício das ações de proteção social. Ao debaterem a percepção de família a partir das políticas públicas e, também, o perfil das famílias brasileiras a partir dos últimos levantamentos demográficos, as autoras demonstram que apesar das políticas estarem focalizadas nas famílias, estas desconhecem as tendências populacionais. Isso, destaca as autoras, nos obriga enquanto profissionais a uma atenção maior em relação às condições que as famílias atendidas terão para assumir os encargos que lhe são propostos. Pois as transformações pelas quais as famílias vêm passando impedem as mesmas de exercerem as funções protetivas para as quais são convocadas, cenário que tende a se agravar visto que não há indícios de que “[...] estejam sendo construídos sistemas sólidos de proteção para as gerações futuras".
A participação dos arranjos unipessoais aumentou no período de 2005 a 2015, de 10,4% para 14,6% do total de arranjos [...]. A proporção de arranjos unipessoais que eram formados por pessoas de 50 anos ou mais de idade passou de 57,3% para 63,7% neste mesmo período [...]. A tendência de aumento da proporção de arranjos unipessoais está relacionada ao envelhecimento populacional, que é marcado por uma mudança no padrão etário da população, em que aumenta a participação dos idosos e diminui a de crianças e adolescentes. As mulheres eram residentes em pouco mais da metade (50,3%) dos arranjos unipessoais, em 2015, característica também relacionada com o diferencial por sexo na expectativa de vida e no envelhecimento populacional populacional (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2016, p. 28)
A definição de família é permeada por inúmeras controvérsias, sendo um tema em construção e extensamente estudado quanto às suas formas e funções (GELINSKI; MOSER, 2015).
Nos anos de 1980 e 1990, primeiramente no nível acadêmico e posteriormente no âmbito político, passa-se a considerar o conceito de famílias, não somente de família, ampliando-se a sua compreensão. A pluralidade de arranjos familiares expressa os processos de mudança sociodemográficos e o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho (GELINSKI; MOSER, 2015).
Diante dessa diversidade de organizações familiares, é preciso verificar se elas terão condições de assumir os encargos de proteção social a que estão sendo chamadas a prestar a seus membros. A família se apresenta no centro das políticas sociais, é a ela que estão sendo repassadas as responsabilidades pelos cuidados dos seus familiares ().
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo