Qual dos exemplos abaixo de interações medicamentosas são ad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508600 Farmácia
Qual dos exemplos abaixo de interações medicamentosas são aditivas e sinérgicas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda o conceito de interações medicamentosas, focando especificamente nas interações aditivas e sinérgicas. No contexto farmacêutico, essas interações ocorrem quando dois ou mais medicamentos são administrados juntos e produzem um efeito combinado. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve entender como diferentes medicamentos interagem entre si e os tipos de efeitos que podem resultar dessas combinações.

Alternativa Correta: A - Gentamicina com cefalotina.

A interação entre gentamicina e cefalotina é um exemplo clássico de interação sinérgica. Esses dois antibióticos, quando usados juntos, podem ter um efeito mais forte contra certas infecções bacterianas do que cada um teria isoladamente. Isso ocorre porque eles atuam em diferentes pontos do metabolismo bacteriano, tornando a combinação altamente eficaz.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

B - Cloreto de lítio com tiazídicos:

A interação entre cloreto de lítio e tiazídicos não é considerada sinérgica ou aditiva. Em vez disso, essa combinação pode levar a um aumento dos níveis de lítio no sangue, aumentando o risco de toxicidade. Portanto, não é um exemplo de interação benéfica ou sinérgica.

C - Anticoagulantes em geral com vitamina K:

Esta combinação não é aditiva nem sinérgica. Na verdade, a vitamina K pode antagonizar o efeito dos anticoagulantes, como a varfarina, reduzindo sua eficácia e, portanto, não representa uma interação sinérgica.

D - Norepinefrina com antidepressivos tricíclicos:

A interação entre norepinefrina e antidepressivos tricíclicos pode resultar em efeitos adversos como aumento da pressão arterial, mas não é considerada sinérgica ou aditiva no sentido terapêutico. Os riscos associados a essa combinação não são benéficos, o que a exclui das interações sinérgicas ou aditivas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo