Em relação à periodontite crônica, coloque V (verdadeiro) ou...
Em relação à periodontite crônica, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, de acordo com Lindhe et al. (2010), assinale a opção correta.
( ) A gravidade da periodontite crônica pode ser classificada com base no grau de perda de inserção à sondagem.
( ) A periodontite crônica é classificada como localizada, quando menos de 50% dos sítios são afetados, ou como generalizada, quando ultrapassa esse limite.
( ) Apesar da periodontite crônica ser iniciada e mantida pela placa bacteriana, os fatores do hospedeiro determinam a patogênese e progressão da doença.
( ) A taxa de progressão da periodontite crônica, na maioria dos casos, é de lenta a moderada; períodos de rápida destruição tecidual podem, entretanto, ocorrer.
( ) A extensão e a gravidade desta doença no indivíduo, a saber: o número de sítios com perda de inserção, perda óssea e/ou bolsas periodontais profundas, não constituem bons preditores para a ocorrência da doença futura.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta.
Vamos entender o porquê:
A gravidade da periodontite crônica pode ser classificada com base no grau de perda de inserção à sondagem. (Verdadeiro) – A perda de inserção clínica é um parâmetro fundamental para avaliar a gravidade da periodontite crônica. Quanto maior a perda de inserção, mais severa é a doença.
A periodontite crônica é classificada como localizada, quando menos de 50% dos sítios são afetados, ou como generalizada, quando ultrapassa esse limite. (Falso) – De acordo com o critério clássico, a periodontite é considerada localizada quando menos de 30% dos sítios são afetados. Acima desse percentual, ela é classificada como generalizada.
Apesar da periodontite crônica ser iniciada e mantida pela placa bacteriana, os fatores do hospedeiro determinam a patogênese e progressão da doença. (Verdadeiro) – A resposta imunológica do hospedeiro desempenha um papel crucial na progressão da periodontite crônica. Assim, fatores como genética, saúde sistêmica e hábitos de vida podem influenciar a evolução da doença.
A taxa de progressão da periodontite crônica, na maioria dos casos, é de lenta a moderada; períodos de rápida destruição tecidual podem, entretanto, ocorrer. (Verdadeiro) – Embora a progressão seja geralmente lenta ou moderada, pode haver episódios de rápida destruição de tecidos, muitas vezes associados a fatores desencadeantes específicos, como estresse ou desequilíbrios sistêmicos.
A extensão e a gravidade desta doença no indivíduo, a saber: o número de sítios com perda de inserção, perda óssea e/ou bolsas periodontais profundas, não constituem bons preditores para a ocorrência da doença futura. (Falso) – Pelo contrário, esses fatores são considerados bons preditores para a avaliação do risco de progressão da doença no futuro.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo