A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) já recebeu diversas de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090094 Fisioterapia
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) já recebeu diversas denominações diferentes: atrofia muscular progressiva, paralisia bulbar progressiva, esclerose lateral primária. Dessa forma, em 1933, todos os nomes foram incluídos em um grupo de Doenças do Neurônio Motor (DNM) e com o passar dos anos; porém, a ELA e as DNM foram consideradas uma só, pelos mesmos autores e, desde então, os outros integrantes do grupo passaram a ser subtipos da ELA. A ELA acomete de 1 a 2/100.000 indivíduos, e acredita-se que a incidência da doença está aumentando ultimamente, devido ao aumento da exigência e popularização dos esportes de alto desempenho. Acomete homens em uma proporção de até duas vezes maior que as mulheres e se manifesta a partir da quinta década de vida; 5% a 10% dos casos são familiares.
(RUSSEL, J. A., 2005.)
Até o momento não se conhece a causa exata para a ELA, por enquanto todas as hipóteses caminham ao redor de teorias. Hoje, a principal teoria é multifatorial, ou seja, uma exposição ambiental deletéria em indivíduos suscetíveis geneticamente levaria às lesões neuronais. Atualmente, o diagnóstico do paciente de ELA é realizado por meio do El Escorial World Federation of Neurology. Ou seja, por meio dessa classificação, podemos concluir o diagnóstico do paciente que apresenta ELA. Em relação aos critérios estabelecidos por essa tabela, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Doença comprovada: se o paciente apresentar sinais de lesão de neurônios motores superiores e inferiores em duas regiões.
( ) Doença provável: se o paciente apresentar sinais de lesão de neurônios motores superiores e inferiores em três ou mais regiões (tórax, membros superiores, inferiores ou troncoencefálico).
( ) Doença possível: se o paciente apresentar sinais de lesão de neurônios motores superiores e inferiores em uma região, ou apresentar sinais de lesão somente de neurônios motores superiores em duas ou mais regiões, ou apresentar sinais de lesão somente de neurônios motores inferiores em duas ou mais regiões.
A sequência está correta em
Alternativas