A paralisia cerebral é uma encefalopatia crônica infantil ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090127 Fisioterapia
A paralisia cerebral é uma encefalopatia crônica infantil caracterizada por deficit motor não progressivo iniciado antes dos três anos de idade. As agressões ao cérebro em desenvolvimento acarretam distúrbios de motricidade, tônus e postura. A capacidade cognitiva pode estar preservada ou ocorrer deficit associado. A espasticidade é definida pelo aumento da resistência muscular ao alongamento passivo. Durante o exame físico, é importante lembrar que a espasticidade predomina em certos grupos musculares (grupos flexores dos membros superiores e grupos extensores dos membros inferiores). A resistência à movimentação passiva cede após algum esforço (lembrando a abertura de um canivete), permitindo o movimento. Ao término da manobra, o segmento examinado retorna espontaneamente à posição inicial. A escala de Ashworth pode ser usada para avaliar grau de espasticidade, sendo importante para avaliar a evolução e a resposta dos pacientes aos tratamentos propostos. Em relação a tal escala, analise as afirmativas a seguir.
I. 0: ausência de tônus.
II. –1: leve aumento do tônus. Mínima resistência a extensão máxima em movimento passivo; +1: leve aumento do tônus. Discreta resistência persiste em menos da metade do movimento passivo.
III. 2: aumento nítido do tônus, mas membro movido facilmente; 3: aumento considerável do tônus – dificuldade de movimentação passiva.
IV. 4: membro rígido na extensão e na flexão.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas