As alterações respiratórias do recém-nascido são a principal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q679511 Enfermagem
As alterações respiratórias do recém-nascido são a principal causa da internação no período neonatal. De acordo com Araújo (2012), os sinais clínicos da insuficiência respiratória no recém-nascido são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - batimento de asa de nariz e gemência.

Quando falamos sobre insuficiência respiratória em recém-nascidos, estamos lidando com uma condição crítica que requer atenção imediata. Os recém-nascidos apresentam sinais clínicos específicos que indicam esforço respiratório. A identificação desses sinais é fundamental para a intervenção precoce.

Na alternativa D, temos dois sinais muito característicos: batimento de asa de nariz e gemência. O batimento de asa de nariz ocorre quando o bebê utiliza os músculos nasais para ajudar na respiração, um sinal de que está fazendo um grande esforço para respirar. A gemência, por sua vez, é um som gutural emitido pelo bebê durante a expiração, indicando dificuldade respiratória. Esses sinais são clássicos índices de insuficiência respiratória em recém-nascidos.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - apneia prolongada e sinais de hiperóxia tecidual: A apneia prolongada é um sinal de alerta, mas a hiperóxia tecidual (excesso de oxigênio nos tecidos) não é um sinal típico de insuficiência respiratória. Em geral, a situação de insuficiência respiratória leva à hipóxia, não hiperóxia.

B - diminuição do esforço respiratório e gemência: A gemência é correta, mas a diminuição do esforço respiratório não é característica de insuficiência, ao contrário, espera-se um aumento no esforço respiratório.

C - apneia prolongada e vômitos: Embora a apneia possa indicar problemas respiratórios, vômitos não são sinais diretos de insuficiência respiratória.

E - diminuição do esforço respiratório e vômitos: Como mencionado antes, a diminuição do esforço não é típica em insuficiência respiratória, e vômitos não são um sinal direto nesse contexto.

Compreender esses sinais é crucial para a prática da enfermagem pediátrica, especialmente no cuidado neonatal, onde a identificação precoce pode salvar vidas.

"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sinais clínicos de insuficiência respiratória

  • apneia prolongada
  • batimento de asa de nariz
  • aumento do esforço respiratório
  • sinais de hipóxia tecidual
  • gemência
  • dispneia e
  • taquicardia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo