Sabe-se que o risco para desenvolvimento de trombose venosa ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - Sinal de Homans.
Durante a gravidez e o período puerperal, o risco de trombose venosa e tromboflebite aumenta significativamente, em cerca de cinco vezes, em comparação com mulheres da mesma idade que não estão grávidas. Isso ocorre devido às mudanças fisiológicas no sistema circulatório e nos fatores de coagulação sanguínea que a gravidez provoca. O enfermeiro deve estar atento a sinais clínicos que possam indicar essas condições.
O Sinal de Homans é um dos sinais clínicos utilizados para suspeitar de trombose venosa profunda (TVP). Ele é avaliado durante a realização do exame físico, quando o profissional de saúde faz a dorsiflexão do pé da paciente (movimento do pé para cima, em direção à perna) e verifica se isso provoca dor na panturrilha. A presença de dor pode indicar um trombo na veia.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Sinal de Haller: Este não é um sinal reconhecido na prática clínica para avaliação de trombose ou tromboflebite e não está relacionado à avaliação de alterações vasculares em gestantes. Na verdade, não há uma referência médica comum para este sinal.
C - Sinal de Leopold: Este sinal não é utilizado para avaliar trombose ou problemas vasculares. Na verdade, as manobras de Leopold são técnicas utilizadas para avaliar a posição e a apresentação fetal através do exame abdominal na gestante.
D - Sinal de Delee: Não é um sinal relacionado ao exame físico para trombose venosa. O nome Delee está mais associado ao campo da obstetrícia, mas não especificamente a qualquer sinal clínico de avaliação de TVP.
E - Sinal de Hodge: Assim como outras alternativas, esse sinal não está relacionado à avaliação de trombose venosa. Os planos de Hodge, por exemplo, são referências anatômicas utilizadas no estudo da pelve feminina.
Portanto, a alternativa A - Sinal de Homans é a única correta e diretamente relacionada ao contexto de avaliação de trombose durante a gravidez e o período puerperal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra A.
a) O sinal de Homans é um sinal médico de desconforto ou dor na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé.
b) O sinal de Haller também conhecida como Rede de Haller a qual resulta da melhor circulação sanguínea que acompanha o desenvolvimento das mamas.
c) O sinal de Leopold é um método comum e sistemático que através de manobras objetiva determinar a posição de um feto dentro do útero.
Consistem em 4 ações distintas:
- Delimite o fundo do útero com a borda cubital de ambas as mãos e reconheça a parte fetal que o ocupa;
- Deslize as mãos do fundo uterino até o polo inferior do útero, procurando sentir o dorso e as pequenas partes do feto;
- Explore a mobilidade do polo, que se apresenta no estreito superior pélvico;
- Determine a situação fetal, colocando as mãos sobre as fossas ilíacas, deslizando-as em direção à escava pélvica e abarcando o polo fetal, que se apresenta. As situações que podem ser encontradas são: longitudinal (apresentação cefálica e pélvica), transversa (apresentação córmica) e oblíquas.
d) O sinal de Delee toma como referência as espinhas ciáticas. Objetiva a avaliação da altura e da apresentação.
Se estiver acima deste o ponto é considerado negativo (-1 a - 5), se estiver abaixo deste ponto é considerado positivo (+1 a +5).
e) O sinal de Hodge utiliza anatomicamente a pelve materna como ponto de referência para avaliar a progressão da apresentação fetal.
Plano de Hodge:
1º plano = bordo superior da pube;
2º plano = bordo inferior da pube;
3º plano = espinha ciática
e 4º plano = ponta do cóccix.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo