Tendo pertencido a Pernambuco na maior parte do período colo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q287727 História e Geografia de Estados e Municípios
Tendo pertencido a Pernambuco na maior parte do período colonial brasileiro, Alagoas adquiriu autonomia em 1817, quando se transformou em província por decisão do governo central, sediado no Rio de Janeiro. Essa emancipação política da região foi interpretada como

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pequeno comentário: o movimento ocorrido em 1817 é mais conhecido como Revolução Pernambucana. Insurreição é mais comumente o nome dado ao movimento de restauração do século XVII que uniu brancos, negros e índios contra os invasores holandeses.

GAB E

Isto porque durante as revoltas ocorridas em 1817, Antonio Batalha , conservador e que já tinha propostas de autonomia, permaneceu fiel a DOM JOÃO VI e foi beneficiado com o decreto de João, sendo dada a emancipação de Alagoas.

#pmal2021

Alagoas foi separada de Pernambuco em 1817, como forma do Imperador D. João VI recompensar aos senhores de engenho por haverem se posicionado contra a Revolução Pernambucana que lutava pela independência dessa província em relação à Coroa portuguesa.

https://www.novacultura.info/post/2016/05/31/a-semifeudalidade-em-alagoas

Durante a maior parte do período colonial, Alagoas fez parte da capitania de Pernambuco. Torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa em 1817 para se tornar uma capitania autônoma. Esta separação foi uma represália do governo central à revolução pernambucana.

FONTE: ALFACON

REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817

MOVIMENTO SEPARATISTA E REPUBLICANO QUE ACONTECEU EM PERNAMBUCO.

POR FORMA DE PUNIÇÃO, PERNAMBUCO PERDEU O ATUAL TERRITORIO DE ALAGOAS E A PARTE SUL DO ATUAL ESTADO DA BAHIA.

GAB : E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo