Homem de 68 anos, internado devido a choque séptico de orige...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q718592 Enfermagem

Homem de 68 anos, internado devido a choque séptico de origem pulmonar, encontra-se em ventilação mecânica e em uso de noradrenalina. Repentinamente o acionamento do alarme do monitor revela PAM 20mmHg, FC 192 bpm e SAT O2 88% e o traçado do ECG apresenta o padrão abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Sua conduta é

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma resposta sequencial organizada à parada cardíaca.

A) Incorreta-  A alternativa propõe cardioversão imediata: três choques (200J bifásico ou 360J monofásico) sucessivos sem retirar as pás do tórax do paciente, caso o ritmo não reverta no primeiro ou segundo choque. Reassumir imediatamente a massagem cardíaca caso o ritmo não tenha sido re-estabelecido, após o terceiro choque, estando incorreta, a RCP deve ser iniciada pelas compressões torácicas, imediatamente após o choque. A cada dois minutos, o DEA analisará o ritmo novamente e poderá indicar outro choque, se necessário. Se não indicar choque, reinicie a RCP imediatamente, caso a vítima não retome a consciência. 

B) Correta - Cardioversão imediata: um choque (200J bifásico ou 360J monofásico) seguido imediatamente de massagem cardíaca externa por dois minutos, antes de nova checagem de pulso e ritmo. A desfibrilação precoce é o único tratamento para parada cardiorrespiratória em FV/taquicardia ventricular sem pulso, pode ser realizada com um equipamento manual (somente manuseado pelo médico) ou com o DEA, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa.  RCP deve ser iniciada pelas compressões torácicas, imediatamente após o choque. A cada dois minutos, o DEA analisará o ritmo novamente e poderá indicar outro choque, se necessário. Se não indicar choque, reinicie a RCP imediatamente, caso a vítima não retome a consciência. Níveis de energia para desfibrilação: Monofásico: O algoritmo de RCP recomenda choques únicos iniciados e repetidos em 360 Joules (J). Bifásico: algoritmo de RCP recomenda choques inicialmente de 150-200 J. Em seguida, use choques subsequentes de forma incremental de 150, 200, 300, 360 J.

C) Incorreta-  A alternativa propõe dose de ataque de Amiodarona 300mg em veia central seguida de massagem cardíaca externa por dois minutos e cardioversão posterior: um choque (200J bifásico ou 360J monofásico), estando incorreta, a desfibrilação precoce é o único tratamento para parada cardiorrespiratória em FV/taquicardia ventricular sem pulso, pode ser realizada com um equipamento manual (somente manuseado pelo médico) ou com o DEA, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa.  RCP deve ser iniciada pelas compressões torácicas, imediatamente após o choque. A cada dois minutos, o DEA analisará o ritmo novamente e poderá indicar outro choque, se necessário. Se não indicar choque, reinicie a RCP imediatamente, caso a vítima não retome a consciência.

D) Incorreta-  A alternativa propõe dose de ataque de Adrenalina 1mg em veia central seguida de massagem cardíaca externa por 3-5 minutos, seguida de cardioversão: três choques (200J bifásico ou 360J monofásico) sucessivos sem retirar as pás do tórax do paciente, caso o ritmo não reverta no primeiro ou segundo choque, estando incorreta, a desfibrilação precoce é o único tratamento para parada cardiorrespiratória em FV/taquicardia ventricular sem pulso, pode ser realizada com um equipamento manual (somente manuseado pelo médico) ou com o DEA, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa.  RCP deve ser iniciada pelas compressões torácicas, imediatamente após o choque. A cada dois minutos, o DEA analisará o ritmo novamente e poderá indicar outro choque, se necessário. Se não indicar choque, reinicie a RCP imediatamente, caso a vítima não retome a consciência.

Gabarito: Letra B


GONZALEZ, M. et al.. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 101, n. 2, p. 1–221, ago. 2013


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa B, que indica a realização de uma cardioversão imediata com um choque seguido de massagem cardíaca externa por dois minutos antes de nova checagem de pulso e ritmo. Essa é a conduta mais adequada para o paciente descrito, que apresenta uma série de alterações em seu quadro clínico que indicam um possível quadro de taquicardia ventricular com pulso ou fibrilação ventricular. A realização de um único choque seguido de massagem cardíaca externa permite que o ritmo cardíaco seja estabilizado e que a circulação sanguínea seja restabelecida antes de uma nova avaliação do paciente. A administração de medicamentos como a Amiodarona ou a Adrenalina não é indicada nesse momento, uma vez que a prioridade é controlar a função cardíaca e garantir a adequada oxigenação dos tecidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo