Quanto ao tratamento sistêmico para embolia pulmonar (TEP) ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q718608 Enfermagem
Quanto ao tratamento sistêmico para embolia pulmonar (TEP) com drogas trombolíticas, podemos afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - aceleram a resolução da disfunção ventricular direita. Para entender por que essa é a resposta certa, vamos revisar alguns conceitos fundamentais sobre o tratamento da embolia pulmonar com drogas trombolíticas.

As drogas trombolíticas são medicamentos utilizados para dissolver coágulos sanguíneos que podem obstruir vasos importantes, como os pulmonares, levando a uma embolia pulmonar (TEP). Essas drogas são particularmente úteis em situações de TEP maciço, onde há comprometimento significativo das funções cardiovasculares, incluindo a disfunção do ventrículo direito. Os trombolíticos ajudam a acelerar a resolução dessa disfunção, promovendo a rápida restauração do fluxo sanguíneo e, consequentemente, a melhora da função cardíaca.

Agora, vamos analisar as outras opções:

A - podem ser usados em casos em que há contraindicação a anticoagulação sistêmica. Esta alternativa está incorreta porque os trombolíticos não são indicados em casos onde a anticoagulação não é possível. Pelo contrário, eles têm suas próprias contraindicações, como o risco aumentado de sangramento.

B - diminuem a mortalidade no TEP maciço. Esta afirmação é discutível. Embora os trombolíticos possam melhorar a função ventricular direita rapidamente, a evidência do benefício direto na redução da mortalidade em todos os casos de TEP maciço ainda é limitada. Decisões sobre seu uso dependem de uma avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios.

D - são os agentes de escolha no TEP associado à gravidez. Esta alternativa é incorreta porque, durante a gravidez, o uso de trombolíticos é geralmente evitado devido ao risco de complicações hemorrágicas tanto para a mãe quanto para o feto. A escolha do tratamento deve ser muito criteriosa.

Em resumo, a alternativa C é a mais adequada, pois reflete o papel das drogas trombolíticas na melhora da função cardíaca em casos de TEP maciço, particularmente no que se refere à disfunção ventricular direita.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

aceleram a resoluçao da disfusao ventricular direita

aceleram a resoluçao da disfusao ventricular direita

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo