Homem de 40 anos, sabidamente cirrótico por HCV é internado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q718609 Enfermagem

Homem de 40 anos, sabidamente cirrótico por HCV é internado devido à hemorragia digestiva alta, tratada com sucesso com escleroterapia endoscópica para varizes esofagianas. Ao dar entrada no CTI, encontrava-se hipotenso atingindo estabilidade hemodinâmica após 2000mL de Solução Salina 0.9% e duas unidades de Concentrado de Hemácias. Nos quatro dias subsequentes, apesar de manter-se estável hemodinamicamente, seu volume urinário vem progressivamente diminuindo sendo que, nas últimas 12h, urinou 150 mL. Os exames laboratoriais atuais revelam: sódio 140 mEq/L, creatinina 4.0 mg/dL (quando era 1.1 mg/dL na admissão), EAS: densidade 1010 - hemácias 5 pc - leucócitos 10 pc - raros cilindros granulares, sódio urinário 50 mEq/L e creatinina urinária 35 mg/dL.

Qual é a causa mais provável da insuficiência renal deste paciente?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Necrose tubular aguda.

A questão aborda a insuficiência renal em um paciente cirrótico com hemorragia digestiva alta e estabilidade hemodinâmica após tratamento. As informações fornecidas nos exames laboratoriais indicam uma provável causa para a diminuição progressiva do volume urinário e elevação dos níveis de creatinina.

Necrose Tubular Aguda (NTA) é a causa mais provável, considerando o contexto clínico. Após uma hemorragia significativa e reposição volêmica, o paciente pode ter sofrido um período de hipoperfusão renal, resultando em dano tubular. A NTA é caracterizada pela elevação da creatinina sérica, redução do débito urinário e a presença de cilindros granulares, o que coincide com os achados laboratoriais do paciente.

Alternativa B - Glomerulonefrite pelo HCV: Esta alternativa é improvável, pois a glomerulonefrite geralmente apresenta proteinúria significativa e sedimento urinário ativo, que não são evidentes nos dados laboratoriais da questão.

Alternativa C - Síndrome hepato-renal: A síndrome hepato-renal é uma complicação da cirrose que leva à insuficiência renal funcional, mas tipicamente apresenta baixa excreção de sódio urinário (menos de 10 mEq/L), o que não é o caso aqui, já que o sódio urinário do paciente é de 50 mEq/L.

Alternativa D - Azotemia pré-renal: Esta condição geralmente apresenta creatinina alta com sódio urinário baixo como na síndrome hepato-renal devido à hipoperfusão renal, mas o tratamento adequado com fluidos normaliza rapidamente a função renal, o que não ocorreu neste paciente.

Os achados de volume urinário reduzido, creatinina elevada e cilindros granulares apontam para Necrose Tubular Aguda como a causa mais plausível neste cenário clínico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, necrose tubular aguda. A diminuição progressiva do volume urinário e os resultados dos exames laboratoriais são indicativos de lesão renal aguda, e a causa mais comum de lesão renal aguda em pacientes hospitalizados é a necrose tubular aguda, que pode ser causada por diversas condições, entre elas a hipoperfusão renal prolongada. A história de cirrose hepática por HCV e a hemorragia digestiva alta tratada com escleroterapia endoscópica para varizes esofagianas são fatores de risco para a necrose tubular aguda. As outras opções de resposta não são tão prováveis, já que a glomerulonefrite pelo HCV é mais comum em pacientes com nefrite membranosa e a síndrome hepato-renal é mais comum em pacientes com cirrose avançada e hipertensão portal. A azotemia pré-renal, que ocorre por diminuição da perfusão renal, pode ser uma causa inicial, mas a diminuição progressiva do volume urinário e alterações nos exames laboratoriais indicam uma lesão renal mais grave.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo