Paciente de 47 anos sofre descarga elétrica com queim...
Paciente de 47 anos sofre descarga elétrica com queimadura profunda grave. É operado para desbridamento e curativo e, após 24h, desenvolve febre, dores musculares, mal-estar geral, urina escura e muita sede. Ao exame físico apresenta-se intensamente desidratado, hipotenso, lúcido, anictérico, com urina escura e em pouca quantidade.
Exames laboratoriais:
Gasometria arterial = acidose metabólica grave não compensada.
HT = 48% Leu = 18.000 sem desvio Cr = 3,6 Ureia = 78 Potássio = 7,5 Glicemia = 250 Bilirrubinas totais = 1,2 TGO = 246 TGP = 76 CPK = 10.000
O diagnóstico mais provável é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Rabdomiólise
Vamos entender o porquê dessa escolha. A rabdomiólise é uma condição que resulta da destruição de tecido muscular esquelético, liberando seus conteúdos, como a mioglobina, na corrente sanguínea. Isso pode causar sérios problemas nos rins, como insuficiência renal aguda, que é justamente o que os exames laboratoriais e sintomas deste paciente sugerem.
Os dados clínicos apresentados, como febre, dores musculares, mal-estar, urina escura e pouca quantidade, são típicos de rabdomiólise. A urina escura é frequentemente resultado da presença de mioglobina, enquanto a diminuição do volume urinário sugere comprometimento da função renal.
A acidose metabólica grave e os valores elevados de CK (CPK = 10.000) reforçam este diagnóstico, pois aumentos significativos da creatina quinase são indicativos de dano muscular.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - Sepse grave: Embora a sepse possa causar febre, hipotensão e alterações laboratoriais, a urina escura e CPK extremamente elevada apontam mais para rabdomiólise do que para sepse.
C - Insuficiência renal por AINEs: O uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode levar à insuficiência renal, mas não explicaria a elevação tão acentuada da CPK ou a presença de urina escura decorrente de mioglobina.
D - Cetoacidose diabética: Apesar da hiperglicemia (glicemia de 250) ser encontrada na cetoacidose diabética, a acidose metabólica associada a rabdomiólise, assim como a elevação da CPK e a urina escura, são indicativos mais fortes de rabdomiólise.
Entender o contexto clínico e laboratorial é essencial para diferenciar essas condições e chegar à conclusão correta. A rabdomiólise é a melhor explicação para os sintomas e resultados laboratoriais apresentados pelo paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Rabdomiólise
B) Rabdomiolise
Degradação do tecido muscular que libera uma proteína prejudicial no sangue.
Essa ruptura do tecido muscular resulta na liberação de uma proteína (mioglobina) no sangue. A mioglobina pode danificar os rins.
CAUSAS: esforço, trauma e queimaduras
Os sintomas incluem urina avermelhada e escura, diminuição da quantidade de urina, fraqueza e dores musculares.
O tratamento precoce com reposição intensa de fluidos reduz o risco de danos aos rins.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo