No período de consolidação da República no Brasil, d...
1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e facultativo (não obrigatório).
2) Apesar de haver uma abertura maior no direito ao voto, boa parte da sociedade estava excluída do sistema eleitoral, a exemplo das mulheres, dos analfabetos, dos mendigos, dos padres e dos soldados.
3) Uma prática comum nesse período é a influência do poder político local exercido geralmente por grandes fazendeiros. Essa prática ficou conhecida como coronelismo.
Está(ão) correta(s) :
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
d) 1, 2, 3.
Primeira República ou República Velha (1889 - 1930)
A Constituição de 1891 foi uma ótima ferramenta para as oligarquias moldarem a política brasileira. Elaborada ainda no tempo de Deodoro, mas com a Assembleia Constituinte (depois, Congresso Nacional) dominada pelas oligarquias estaduais, particularmente a paulista.
Sobre o direito de voto: 95% dos brasileiros não votavam porque eram mulheres, analfabetos, mendigos, soldados ou padres. O voto era descoberto (em aberto), isto é, não era secreto. Era possível vigiar o voto. No fundo, a eleição servia para medir a força política dos coronéis. O bando de eleitores nas mãos dos coronéis constituíam os famosos curais eleitorais, lá os coronéis influenciavam os eleitores nas votações (coronelismo).
Os dois Estados politicamente mais importantes eram São Paulo (o mais rico) e Minas Gerais (que possuía o maior número de eleitores e, portanto elegia o maior número de deputados federais).
1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e (facultativo) ? (não obrigatório).
o voto era aberto,ou seja,não secreto.
o voto era facultativo,ou seja,não obrigatório.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo