De acordo com Malamed (2013), dentre as técnicas de injeção ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690918 Odontologia
De acordo com Malamed (2013), dentre as técnicas de injeção para se obter anestesia clinicamente adequada dos dentes e dos tecidos duros e moles maxilares é recomendada o(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a Alternativa B - injeção no ligamento periodontal (LPD, intraligamentar), preconizado como auxiliar de outras técnicas ou para protocolos de tratamento limitado.

Para entender essa questão, precisamos ter em mente que a anestesiologia em odontologia envolve várias técnicas de injeção, cada uma com indicações específicas para obter uma anestesia eficaz nos dentes e nos tecidos moles e duros.

Justificativa da Alternativa Correta (B): A injeção no ligamento periodontal é usada como técnica auxiliar para garantir uma anestesia mais localizada e eficaz, especialmente em casos onde outras técnicas não são suficientes ou em tratamentos limitados. É uma abordagem que se concentra em anestesiar diretamente ao redor do dente, proporcionando uma solução rápida e eficaz para protocolos específicos. Este uso está alinhado com as recomendações de Malamed (2013), que descreve essa técnica como um complemento em situações específicas.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: O bloqueio do nervo alveolar superior posterior é indicado principalmente para anestesiar os molares superiores, e não para os tecidos moles e ósseos palatinos distais ao canino. A descrição na alternativa não está correta, pois esse bloqueio não tem eficácia nesses tecidos específicos.

Alternativa C: A injeção intra-óssea não é aconselhada para anestesiar tecidos moles e ósseos palatinos de canino a canino bilateralmente. Essa técnica é mais indicada em situações onde se precisa de anestesia em regiões específicas do osso, não sendo adequada para cobrir uma área tão ampla quanto descrito na alternativa.

Alternativa D: O bloqueio do nervo alveolar superior médio é usado para anestesiar os dentes pré-molares superiores e não os dentes anteriores. Portanto, a indicação na alternativa está equivocada, já que esse nervo não é responsável pela inervação dos dentes anteriores.

Compreender as especificidades de cada técnica e suas indicações é crucial para realizar um tratamento anestésico eficaz e seguro na prática odontológica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

questão confusa, visto que malamed afirma que em dentes maxilares, a anestesia intraligamentar é geralmente desnecessária, pois a técnicas infiltrativas funcionam bem para anestesiar, não requerendo complementar a anestesia com outras técnicas como anestesia pulpar, intraligamentar ou intraossea. Porém, por exclusão, consegue-se chegar ao gabarito.
a) bloqueio do nervo alveolar superior posterior, indicado para tratamento dos tecidos moles e ósseos palatinos distais ao canino em um quadrante. ERRADO- NAO ANESTESIA TECIDOS MOLES. ALEM DISSO, ANESTESIA APENAS MOLARES SUP. E TECIDOS PERIODONTAIS VESTIBULARES. B) injeção no ligamento periodontal (LPD, intraligamentar), preconizado como auxiliar de outras técnicas ou para protocolos de tratamento limitado. GABARITO. C) injeção intra-óssea, aconselhada para tratamento dos tecidos moles e ósseos palatinos de canino a canino bilateralmente. ERRADO- NAO OCORRE ANESTESIA BILATERAL. ANESTESIA INTRA-ÓSSEA - Indicações: dentes isolados, principalmente molares inferiores Eficaz em caso de falhas de outras técnicas Orifício no osso Injeção de anestésico no trabéculo ósseo Mucosa deve estar bem anestesiada. D) bloqueio do nervo alveolar superior médio, preconizado para tratamento dos dentes anteriores em um quadrante. ERRADO. ASM- PRE MOLARES SUP. E RAIZ MV DO 1° MOLAR SUP.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo