Em “O sonho foi realizado; deves, pois, alegrar-te.”, a con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2469272 Português
Em “O sonho foi realizado; deves, pois, alegrar-te.”, a conjunção coordenativa em destaque inicia uma oração que recebe a classificação de oração coordenada sindética
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

pois entre vígulas = conclusivo

GABARITO: C

A) As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto) e outros.

B) As conjunções coordenativas explicativas são conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Exemplos: Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.

C) As conjunções coordenativas conclusivas indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado. No caso da questão nota-se que é uma conclusiva, uma vez que o ''pois'' está entre vírgulas.

D) As conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”. Exemplos: “Havia flores no jardim, mas estavam murchando.”

 

pois entre vírgulas= conclusiva

“O sonho foi realizado; deves, pois, alegrar-te.”

troca por PORTANTO, se casou, então é conclusivo.

Gab: C.

Nem sempre o POIS será uma explicação.

Nem sempre o MAS será uma adversidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo