Marque a alternativa cujos vocábulos são formados, respecti...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: C.
A: enlace (derivação prefixal) - recuo (derivação regressiva) - alistar (derivação prefixal e sufixal, pois listar existe*).
B: planalto (composição por aglutinação) - combate (derivação regressiva) - boquiaberto (composição por aglutinação).
C: supersônico (derivação prefixal) - amostra (derivação regressiva) - emudecer (derivação parassintética, pois emudo não existe nem mudecer*).
D: passatempo (composição por justaposição) - enegrecer (derivação parassintética, explicação abaixo*) - sapataria (derivação sufixal)
*"Uma maneira clássica de perceber se a palavra sofreu derivação parassintética é retirar o prefixo ou o sufixo. Se alguma palavra sobrar com a retirada de um dos afixos e fizer sentido, existindo na língua portuguesa, meantendo o senetido do radical, aí não houve derivação parassintética. Caso contrário, derivação parassintética certa! Exemplo: enegrecer: enegro (?) / negrecer (?); descerebrado ...: descérebro (?) cerebrado (?). Percebe que não é possível retirar os afixos dessas palavras, senão elas deixarão de existir? Logo, sofreram derivação parassintética." (PESTANA, Fernando. A gramática para Concursos Públicos. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2019, p. 137)
Se a palavra possuir prefixo e sufixo e não se enquadrar na regra acima, será formada pelo processo de derivação prefixal e sufixal, como no caso de alistar: alista não existe na língua portuguesa, mas listar existe.
supersônico - amostra - emudecer
GABARITO: C
prefixal: A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. Neste caso é a palavra ''supersônico''.
regressiva: A derivação regressiva é o nome de um processo de formação de palavras que consiste em formar um vocábulo com base no radical de outro. Ex: combate (de combater), cochicha (de cochichar), acúmulo (de acumular). Neste caso é a palavra ''amostra'' de amostrar.
parassintética: A derivação parassintética ocorre quando tanto um prefixo quanto um sufixo são adicionados a uma palavra ao mesmo tempo, alterando seu significado. No caso de "emudecer", o processo de formação é evidente ao desmembrar os elementos da palavra.
A questão não tem gabarito, pois PASSATEMPO é um processo de COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO, em que não há mudança de fonética. Nesse caso, a palavra possui dois radicais. O examinador pediu palavras por DERIVAÇÃO. Assim, a única alternativa que tem essa formação de palavras é a Letra A, porém a ultima da ''A'' está incorreta, já que ALISTAR seria prefixação e não parassintese.
motinhaa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo