Sobre o diagnóstico das lesões cervicais não-cariosas inform...
Sobre o diagnóstico das lesões cervicais não-cariosas informe, se as afirmativas a seguir, são verdadeiras(V) ou falsas (F).
( ) A abrasão é a perda da estrutura dentária ocorrida pelo desgaste mecânico que, geralmente, acontece pela constante fricção de um corpo estranho.
( ) A erosão é a lesão causada pela perda de estrutura dental devido a microfraturas do esmalte desencadeada por tensões de tração e compressão provenientes de forças oclusais mal dirigidas ou exageradas.
( ) A abfração é a perda patológica, crônica, localizada e indolor de estrutura dentária promovida pela dissolução por ácidos não bacterianos provenientes de alimentos, medicamentos e, ainda, por ácidos do próprio organismo.
( ) A corrosão é a perda patológica, crônica, da estrutura dental, promovida pela diferença de gradiente dos diferentes materiais dentários utilizados nas restaurações, causando a retirada da hidroxiapatita e deposição de íons galvânicos.
( ) Lesão multifatorial resulta da interação de dois ou mais fatores etiológicos sendo que, na prática clínica, é difícil fazer o diagnóstico dessas lesões.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é importante entender o tema central que aborda as lesões cervicais não-cariosas. Essas lesões são caracterizadas pela perda de estrutura dental por motivos não relacionados à cárie, e cada tipo tem uma causa distinta: abrasão, erosão, abfração, e outras.
A alternativa correta é a B. Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê:
(Abrasão) - “A abrasão é a perda da estrutura dentária ocorrida pelo desgaste mecânico que, geralmente, acontece pela constante fricção de um corpo estranho.”
Esta afirmativa é verdadeira. A abrasão ocorre quando há desgaste mecânico dos dentes, como o uso excessivo de escova de dentes dura ou técnicas inadequadas de escovação.
(Erosão) - “A erosão é a lesão causada pela perda de estrutura dental devido a microfraturas do esmalte desencadeada por tensões de tração e compressão provenientes de forças oclusais mal dirigidas ou exageradas.”
Esta afirmativa é falsa. A erosão é causada pela ação de ácidos (não bacterianos) sobre a superfície do dente, como o consumo excessivo de bebidas ácidas ou refluxo gástrico, e não por forças oclusais.
(Abfração) - “A abfração é a perda patológica, crônica, localizada e indolor de estrutura dentária promovida pela dissolução por ácidos não bacterianos provenientes de alimentos, medicamentos e, ainda, por ácidos do próprio organismo.”
Esta afirmativa é falsa. A abfração se refere à perda de estrutura dental por microfraturas induzidas por tensões de tração e compressão, geralmente associadas a cargas oclusais.
(Corrosão) - “A corrosão é a perda patológica, crônica, da estrutura dental, promovida pela diferença de gradiente dos diferentes materiais dentários utilizados nas restaurações, causando a retirada da hidroxiapatita e deposição de íons galvânicos.”
Esta afirmativa é falsa. A descrição não corresponde a um tipo de lesão cervical não-cariosa comum e parece confundir conceitos de eletrólise galvânica em materiais dentários com corrosão.
(Lesão multifatorial) - “Lesão multifatorial resulta da interação de dois ou mais fatores etiológicos sendo que, na prática clínica, é difícil fazer o diagnóstico dessas lesões.”
Esta afirmativa é verdadeira. As lesões cervicais podem resultar de múltiplos fatores, e a identificação precisa dos fatores envolvidos pode ser desafiadora na prática clínica.
Portanto, a sequência correta das afirmativas é (V); (F); (F); (F); (V), correspondendo à alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo