Uma partícula de massa m e carga elétrica negativa de módul...
Uma partícula de massa m e carga elétrica negativa de módulo igual a q é lançada com velocidade , na direção y, numa região onde atuam, na direção z, um campo elétrico e o campo gravitacional e, na direção x, um campo magnético , todos uniformes e constantes, conforme esquematizado na figura abaixo.
Sendo retilínea a trajetória dessa partícula, nessa região, e
os eixos x, y e z perpendiculares entre si, pode-se afirmar
que o gráfico que melhor representa a sua velocidade v em
função do tempo t é
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando colocamos uma carga lançada em um campo magnético uniforme, isso gera uma força magnética. Sabendo que essa força magnética é perpendicular ao campo magnético, as linhas indução desse campo são paralelas espaçadas entre si, tendo o mesmo sentido, modulo e direção. Então, como a trajetória é retilínea, temos um MRU, onde a velocidade é constante, por isso da letra A
ps: complementado a resposta, em relação a carga. Quando temos um campo magnético uniforme, a carga passa a descrever um movimento circular, até mesmo helicoidal. Pois a força magnética, é sempre perpendicular ao campo.
Tgy = Vo
F + m.a + m.g / v.B = Vo
v = m.a + m.g/ v0.B
Ou seja, conclui-se que a velocidade inicial é igual a velocidade final mesmo com duas forças atuantes, tornando-a constante.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo