Leia o trecho abaixo. “Os Zé Ninguém, os condenados a serem...
Leia o trecho abaixo.
“Os Zé Ninguém, os condenados a serem para sempre ninguém, podem sentir-se alguém por um momento, por obra e graça desses passes devolvidos num toque, essas fintas que desenham os zês na grama...” (l. 15 a 19)
De acordo com a análise morfossintática dos termos sublinhados abaixo, pode-se concluir que está INCORRETA a afirmativa:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (11)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia me explicar por que a resposta é a D. Não seria um caso obrigatório de próclise por ter palavra negativa?
Lívia, nesse caso o pronome pode vir antes ou depois da locução verbal. Não obrigatoriamente antes, como diz a opçao
CASO FACULTATIVO --- palavra negativa + verbo infinitivo NÃO flexionado
D
Caso antes da locução “... podem sentir-se alguém...”, houvesse uma palavra negativa, o pronome se teria que, obrigatoriamente, vir antes do verbo poder.
Complementando: Verbo aux. + infinitivo, possuindo fator de próclise, pode ficar antes do auxiliar, antes do principal ou depois do principal
Livia Goudinho da Cunha, em resposta à sua dúvida, com relação à questão letra "D", é a seguinte: a expressão "podem sentir-se alguém...”, consigna uma locução verbal (verbo composto) "podem sentir-se". Nesse caso, em havendo uma palavra negativa antes, exemplo: "ninguém pode sentir-se alguém...”, a língua culta admite três formas corretas de construção: a) "ninguém se pode sentir alguém...”, b) "ninguém pode-se sentir alguém...”, e c) "ninguém pode sentir-se alguém...”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo