A afirmação Ética a gente traz do berço não é exatamente fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q658185 Português

                                        ESTUDAR A ÉTICA

          “Ética a gente traz do berço.”

      Você já deve ter ouvido essas palavras mais de uma vez. Elas não são exatamente falsas, mas são parciais e, por isso, enganosas e traiçoeiras. Até certo ponto, não resta a menor dúvida, parte dos valores e princípios éticos que trazemos conosco vem, mesmo, do que se chama berço. Aliás, de onde mais poderia vir? Ocorre que essa carga moral que trazemos da nossa formação familiar dá conta apenas de uma parte dos padrões de conduta que seguiremos ao longo da vida. Se dependesse do berço de cada um, nenhum brasileiro teria conhecido os valores republicanos – e ainda estaríamos no regime da colônia. Esses valores republicanos, que incidem sobre a ética individual de muitos de nós, foram aprendidos, sem nenhuma ofensa ao berço de cada um, na escola.

      E na escola eles não foram recebidos como pacotes fechados, prontos, acabados. Ao contrário, foram e são assimilados como parâmetros em mutação, passíveis de sucessivas renovações. De um lado, os mitos gregos; de outro lado, a sabedoria mitológica de ancestralidades africanas. De um lado, os pais da democracia norte-americana; de outro, a miscigenação brasileira, os índios e suas lendas. De um lado Portugal; de outro, o Brasil, país que segue – ainda bem – se reinventando. Ir à escola estudar filosofia e ética supõe a capacidade de reescrever os conhecimentos que lá se encontram. É um processo que não tem ponto de chegada e que nos abre muitas portas ao mesmo tempo.

                                                 Guia do estudante & Atualidades Vestibular 2009

A afirmação Ética a gente traz do berço não é exatamente falsa, mas parcial, porque
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, precisamos entender que ela trata da interpretação de texto. O enunciado questiona por que a afirmação "Ética a gente traz do berço" é considerada parcial pelo autor do texto.

Alternativa Correta: D

A alternativa D é a correta porque reflete a ideia central do texto: além dos valores éticos e morais adquiridos na família, a influência da escola é igualmente importante e determinante na formação ética e moral do cidadão. O texto menciona que, na escola, os valores são assimilados como parâmetros em mutação, passíveis de sucessivas renovações, mostrando que a formação ética é um processo contínuo e dinâmico.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque sugere que os princípios éticos e morais da formação familiar são irreversíveis, o que não é afirmado pelo texto. O autor reconhece a importância dos valores familiares, mas enfatiza que eles são apenas uma parte do todo.

B - Esta alternativa está incorreta ao afirmar que todos os valores são assimilados a partir de outros ambientes, desconsiderando a influência inicial da família, que o texto não descarta.

C - Esta alternativa está incorreta porque sugere que tudo o que se aprende em casa torna-se irrelevante, o que contradiz o texto. A ideia é que os valores familiares são complementados pelos aprendizados na escola, não que sejam descartados.

Para resolver questões de interpretação de texto, é crucial identificar as ideias principais e secundárias, compreender o contexto e analisar as relações entre as informações apresentadas. Destacar as palavras-chave, como "influência da escola" e "processo contínuo", pode ajudar na compreensão do texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo