Assinale a alternativa que contém uma palavra presente no ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO C
- COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO: é processo em que ocorre a fusão de deus ou mais palavras ou radicais havendo alteração de um desses elementos formadores. Há troca ou supressão de fonemas e apenas um acento tônico na nova palavra composta.
Superestimar= super+ estimar.
Despretenciosa= Des + pretensioso.
Cibercondríaco. = Ciber + condríaco ( olha o exemplo com acentuação, mencionada na definição).
- COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO: é o processo em que ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a ,mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição.
obs: Muitas palavras compostas por justaposição são ligadas através do hífen.
Palavras-chave.
- SUFIXAÇÃO OU DERIVAÇÃO SUFIXAL: é processo em que se acrescenta um sufixo à palavra primitiva.
Racional = Irracional
Bom= Bondoso
Real = Realidade
Amor = Amoroso
Legal = Legalmente
Lícito = Licitamente
GABARITO - C
A questão exige conhecimentos acerca dos processos de formação de palavras.
1. Derivação (1 radical + afixos)
1.1. Sufixal: Adição de sufixo a uma palavra. Exemplso: Probidade, condescendência, prevaricação.
1.2. Prefixal: Adição de prefixo a uma palavra.Exemplos: Descaminho, contrabando, injúria, retroativo.
1.3. Parassintética: Adição simultânea de sufixo e prefixo a uma palavra e essa palavra não existe sem um deles. Exemplos: Anoitecer, encarcerar, encorajar.
1.4. Imprópria: Alteração de classe gramatical. Exemplos: O andar do bêbado.
1.5. Regressiva: Redução da palavra primitiva. Exemplos: Tráfico (traficar).
2. Composição (1 radical + 1 radical)
2.1. Justaposição: União de radicais sem alteração na sua estrutura. Exemplos: Guarda-costas, girassol, arranha-céu, passatempo, flor-de-lis.
2.2. Aglutinação: União de radicais com alteração na sua estrutura. Exemplos: Planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora), fidalgo (filho de algo), aguardente (água + ardente).
GABARITO LETRA "C"
Processos de Derivação
Os processos de derivação de palavras ocorrem de cinco maneiras sempre com um radical e os afixos (sufixos e prefixos):
- Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc.
- Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.
- Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um prefixo e de um sufixo à palavra primitiva, de forma simultânea, por exemplo: entardecer, emagrecer, engaiolar, etc.
- Derivação Regressiva: redução da palavra derivada por meio da retirada de uma parte da palavra primitiva, por exemplo: beijar → beijo, debater → debate, perder → perda, etc.
- Derivação Imprópria: ocorre a mudança de classe gramatical da palavra, por exemplo, O jantar estava muito bom (substantivo); Fui jantar ontem à noite com Luís. (verbo)
Processos de Composição
Os processos de composição de palavras envolvem mais de dois radicais de palavras, sendo classificadas em:
- Justaposição: Na união dos termos, os radicais não sofrem qualquer alteração em sua estrutura, por exemplo, surdo-mudo, guarda-chuva, abre-latas, etc.
- Aglutinação: Na união dos termos, pelo menos um dos radicais sofre alteração em sua estrutura, por exemplo, planalto (plano alto), vinagre (vinho e acre), etc.
Neologismo
O neologismo é um processo de formação de palavras em que são criados novos termos para suprir alguma lacuna de significação. Podemos citar como exemplo a palavra "internetês", que se refere à linguagem da internet.
Hibridismo
O hibridismo também é um processo de formação de palavras. Esses termos são formados com elementos de idiomas diferentes, por exemplo, “sociologia” (do latim, “sócio” e do grego “logia”).
Fonte: todamateria.com.br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo