Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: CBM-DF Prova: IDECAN - 2017 - CBM-DF - Soldado Operacional |
Q781625 Química
Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade química. O alemão Lothar Meyer e o russo Dmitri Mendeleev fizeram mais do que quaisquer outros, posicionando-a sobre um firme fundamento experimental. Trabalhando independentemente, eles descobriram a lei periódica e publicaram a tabela periódica dos elementos. Sobre a tabela periódica, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão.

Esta questão aborda conceitos relacionados à tabela periódica, como o efeito de blindagem. O elétron é atraído pelo núcleo, mas, em átomos que possuem muitos elétrons, cada elétron é repelido pelos demais elétrons. Dessa forma, ocorre um efeito de blindagem dos demais elétrons sobre esse elétron, o que reduz a atração entre o núcleo e os elétrons. Baseado nesse conceito, analisemos as alternativas:

A) INCORRETA - Na série dos lantanóides os elétrons são adicionados à subcamada (n - 2)f, enquanto a carga nuclear aumenta simultaneamente. De um lantanóide para o próximo, o aumento do efeito de blindagem exercido pelos elétrons da camada interna resulta num aumento da carga nuclear.

B) CORRETA - Em um mesmo grupo o aumento do número de camadas internas de elétrons promove um aumento do efeito de blindagem que compensa o aumento na carga nuclear.

C) CORRETA - Os elétrons são colocados em (n - 1)d, entre o núcleo e a camada de valência, protegendo parcialmente os elétrons da camada de valência da força de atração exercida pelo núcleo. Esta "proteção" reduz a carga nuclear efetiva mantendo os elétrons de valência do átomo. Dessa forma, a estruturação de configurações eletrônicas da série dos elementos de transição é caracterizada por um aumento gradual do número de elétrons na segunda camada externa (n-1), e não na camada de valência, n.

D) CORRETA - As afinidades eletrônicas, geralmente, possuem valores mais positivos ao longo de um grupo, uma vez que a camada de valência está gradualmente mais distante do núcleo, e a blindagem da camada interna promove a compensação do aumento da carga nuclear. Como exemplo, para os halogênios Cl, Br e I, respectivamente, tem-se os seguintes valores de afinidades eletrônicas em kJ/mol: - 348 , - 324 e - 296.*

*Observação: alguns autores utilizam valores positivos para a maioria das afinidades eletrônicas pois, por muito tempo, essa propriedade foi definida como a quantidade de energia liberada durante o processo do átomo ganhar um elétron. Porém, de acordo com a convenção termodinâmica usual, é adotado um sinal negativo para a quantidade de energia liberada. 


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Anulação da questão.

A Afinidade Eletrônica na realidade cresce no grupo de baixo pra cima, tendo valores menores ao longo do grupo, ao contrário do que a alternativa afirmou

Complementando...

GABARITO DA BANCA: A

GABARITO DOS PROFESSORES de QUÍMICA: D (A afinidade eletrônica cresce no grupo de baixo para cima.).

 

 

Deveria ser anulada mesmo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo