As fibras sintéticas de aramida foram desenvolvidas no fina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q287738 Química

Imagem associada para resolução da questão

As fibras sintéticas de aramida foram desenvolvidas no final da década de 60 do século XX e lançadas comercialmente pela DuPont anos depois, sob a marca KEVLAR®. Por sua alta resistência, cinco vezes maior que a do aço, a aramida tornou-se um material de referência na confecção de coletes balísticos. Industrialmente, o KEVLAR® é obtido pela reação de polimerização da p-fenilenodiamina com o cloreto de tereftaloíla, de acordo com a equação acima.                                                                                                                                                                                                                         Internet: (com adaptações).


A partir das informações do texto e da equação acima, assinale a opção correta com relação ao KEVLAR® e ao seu processo de produção industrial.


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

essa aí foi selvagem viu

a) A cadeia carbônica do polímero em questão é classificada como homogênea e ramificada.

Nela, há a presença de nitrogênio entre carbonos, ou seja, há um heteroátomo. Heteroátomo, só para salientar, é um átomo diferente de carbono situado entre carbonos. Consequentemente, como a cadeia possui heteroátomo, ela não é homogênea: é heterogênea.

b) O KEVLAR® apresenta altíssima densidade e é suscetível ao ataque químico com ácidos minerais.

Segundo o texto, ''por sua alta resistência, cinco vezes maior que a do aço, a aramida tornou-se um material de referência na confecção de coletes balísticos (...)''. Diante disso, subtende-se que ele, sendo detentor de tamanha resistência, é a invulnerável a ataque químico com ácidos minerais.

c) Trata-se de um polímero obtido por meio de uma reação de polimerização de adição em que se produz uma poliamina a partir de monômeros aromáticos.

Existem a polimerização de adição e a polimerização de condensação. Na de adição, é usado o mesmo tipo de monômero e este dá origem ao polímero. Na de condensação, são usados monômeros diferentes os quais se unem para dar origem ao polímero e à liberação de uma outra molécula menor. Nesta questão, ocorre uma reação de polimerização por condensação, porquanto os monômeros são diferentes e é gerada uma molécula pequena (-2nHCL).

d) O KEVLAR® é uma poliamida resultante de uma reação de polimerização de condensação em que um dos monômeros apresenta a função haleto de ácido carboxílico.

Perfeito. Realmente é uma poliamida (poli= vários; amida= função orgânica que contém o grupo N-H-C=O). Ademais, de fato resulta de uma reação de polimerização por condensação, como já explicado. Por fim, efetivamente tem um monômero com função de haleto de ácido carboxílico, sendo ele o monômero situado do lado direito entre os reagentes (o da esquerda é uma amina).

e) Todos os átomos de carbono do KEVLAR® apresentam hidridização do tipo sp3.

Hibridização sp3 significa que o carbono realiza apenas ligações simples. Não é o caso. Na verdade, todos os carbonos do composto apresentam hibridização sp2.

Gabarito: letra D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo