Ainda no século XIX, a recém-fundada disciplina da Sociologi...
Ainda no século XIX, a recém-fundada disciplina da Sociologia ocupou-se de fenômenos sociais que ganhavam maior expressão no contexto da modernidade. Marx e Durkheim foram dois intelectuais que refletiram sobre a complexidade do fenômeno criminal e contribuíram para a elaboração de um conceito sociológico de crime.
A respeito da perspectiva desses intelectuais, é correto afirmar que, para:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Um pouco de teoria!
Marx e Durkheim foram dois intelectuais que tinham ideologias diferentes sobre o funcionamento da sociedade e refletiram sobre a complexidade do fenômeno criminal, contribuindo para a elaboração de um conceito sociológico de crime.
Mesmo divergindo sobre explicações da sociedade, os dois autores acreditavam que na ocorrência de um crime atuavam as forças sociais para a concretização do ato criminoso e menos os motivos pessoais.
B: Durkheim, o crime estava vinculado ao aparato estrutural e ideológico do Estado Moderno;
- Essa era a visão de Marx e não a de Durkheim. Marx enxergava o crime de duas maneiras: como um produto da superestrutura social, isto é, como um componente do aparato ideológico do estado repressor. Mas também via o crime como parte do processo produtivo da sociedade, gerando o que ele chamou de benefícios do crime, como por exemplo, emprego para os policiais, o juristas e os professores de direito que elaboravam interpretações e aulas sobre penas e delitos.
C: ambos, o sentimento moral era o critério para definir o que era ou deixava de ser crime em qualquer sociedade;
- Marx e Durkheim pensam o crime possuindo contextos sociais e históricos. Mas sempre enxergando o crime como estabelecido pela sociedade onde cada uma delas definiu o crime conforme necessitava. Enquanto para Marx a noção do ato criminoso era um produto ideológico da sociedade capitalista, constituído a partir dos interesses da classe dominante para excluir e punir as ações que ameacem a organização das forças produtivas, para Durkheim, o crime não dependia apenas do ato cometido, mas qual tipo de reação despertará das instâncias sociais. E quanto mais especializada for uma determinada sociedade, mais especializada será esta reação (envolvendo órgãos judiciais, polícias técnicas especializadas, advogados ultra especializados, varas específicas etc.).
D: Marx, o crime era um produto da consciência coletiva que convencionava padrões de comportamento;
- Durkheim enxergou o crime como um produto da consciência coletiva. Para ele, um ato era qualificado como crime, não por ser criminoso em si, mas porque a consciência coletiva assim o identificou. Era necessário que a ação ofendesse a consciência coletiva em uma intensidade considerável a ponto de se transformar em crime.
E: ambos, o crime era um desvio de conduta e uma manifestação de uma patologia natural.
- Marx e Durkheim apresentavam visões de que o crime não era uma manifestação individual, mas ocorria em contextos sociais, históricos e culturais. Não era uma patologia ou um desvio de conduta e moral teses defendidas pelos psicólogos e juristas da época.
Gabarito: Letra A
Erro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo