A Teoria Clássica, a Teoria da Burocracia e a Escola das Rel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845271 Administração Geral
A Teoria Clássica, a Teoria da Burocracia e a Escola das Relações Humanas, apesar das diferenças de foco e de suas contribuições diversas, têm como ponto comum:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre as teorias da administração.

Diante disso, vamos a uma breve explicação.

Segundo Chiavenato (2003), a Teoria Clássica, criada por Henri Fayol, possui ênfase na estrutura organizacional. Essa teoria traz o “homem econômico" e procura aumentar sua eficiência, essa teoria também é amplamente conhecida por seu sistema de comando, autoritarismo e definição clara de suas responsabilidades. Para Henri Fayol a empresa é um fechado, tendo em vista sua obstinação por controle.

Já a Teoria da Burocracia, idealizada por Max Weber, possui como marco central o pensamento racional em busca da excelência, a estruturação formal da organização como meio para organizar as atividades humanas.

Por outro lado, a Escola das Relações Humanas, ganha força em 1929, e possui ênfase no “homem social", diferentemente da teoria clássica na Teoria das Relações Humanas os funcionários passam a ter atendidos os seus anseios e compreende os aspectos entre a efetividade humana e o controle burocrático exercido pelas organizações.

Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, uma vez que o enunciado da questão pede o ponto em comum das Teorias Clássica, Burocrática e das Relações Humanas. Cada uma possui sua particularidade, contudo as três possuem a visão da organização como um sistema fechado.

Pois, a Teoria Clássica e a Burocrática possuem ênfase no controle hierárquico, por sua vez a Teoria das Relações Humanas trata a organização como um grupo de pessoas que precisam de motivação de seus superiores e do ambiente interno para exercerem suas atividades.


Fonte:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


Gabarito do Professor: Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - Teoria da contingência

  • foco: ambiente e tecnologia
  • homem: complexo
  • tarefas, ambiente e tecnologias, ambiente interno e externo
  • mais de um modo de alcançar objetivos
  • ambiente interno e externo

B - Gabarito

C - Abordagem de Tavistock - organização consiste em uma combinação de tecnologia + pessoas em inter-relação.

D - Teoria da contingência

E - Teoria das relações humanas

  • TEORIA CLÁSSICA (ou Gestão Administrativa): corrente administrativa, iniciada por Henri Fayol, predominante na primeira metade do século XX e que enfatiza a estrutura organizacional e os princípios universais de administração. Sobral e Peci (2013) afirmam que a principal crítica a esta corrente da administração refere-se foco interno da organização, em detrimento da análise do ambiente, ou seja, a visão da organização como um sistema fechado.
  • TEORIA DA BUROCRACIA: é uma teoria defendida pelo sociólogo Max Weber que sustenta que a burocracia, tendo por base princípios como a impessoalidade e a racionalidade técnica, é o modelo ideal de estruturação das organizações da sociedade capitalista. Sobral e Peci (2013) afirmam que a principal crítica a esta corrente da administração refere-se foco interno da organização, em detrimento da análise do ambiente, ou seja, a visão da organização como um sistema fechado.
  • ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS: o modelo humanístico é também denominado modelo de recursos humanos pelo fato de ter surgido com a experiência de Hawthorne. Foi a partir dela que surgiu a Escola de Relações Humanas, na década de 1930. O movimento humanista foi uma reação pendular ao mecanicismo da administração tradicional, sendo que o conceito de homo economicus foi substituído pelo conceito de homo social, já que a abordagem clássica negligenciava o fator humano ou considerava-o totalmente controlável ou previsível. Dentre suas limitações e críticas está a concepção da organização como um sistema fechado (Sobral e Peci, 2013).

 

Dado o exposto, elas têm em comum:

 

b) a visão da organização como um sistema fechado.

CORRETA.

Inclusive, o sistema fechado é uma das características mais criticadas. Gabarito B!

  • T. Adm Científica | T. Clássica | T. Relações Humanas | t. Neoclássica | T. Burucracia -> SISTEMA FECHADO
  • T. Estruturalista | T. Comportamental | Desenv. Organizacional | Ab. Sistêmica - > SISTEMA ABERTO
  • T. Contingencial -> SISTEMAS ABERTO E FECHADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo