Paciente adulto chega a UBS (unidade básica de saúde...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - pulpite aguda irreversível é a correta.
Vamos entender por que esta é a resposta certa. A questão descreve um cenário clínico típico de pulpite aguda irreversível. Os sintomas relatados pelo paciente, como dor aguda, espontânea, intensa e pulsátil, que se intensifica à noite, são indicativos clássicos dessa condição. Além disso, a sensibilidade positiva ao frio sugere que a polpa está inflamada de maneira severa, ao ponto de não conseguir se recuperar, ou seja, irreversível.
A presença de uma restauração extensa e antiga com fratura no elemento 16 também é um fator que contribui para o desenvolvimento de uma pulpite irreversível, pois pode permitir a infiltração bacteriana, agravando a inflamação pulpar.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - pulpite crônica: Esta forma de pulpite é geralmente menos dolorosa e mais duradoura. Os sintomas são mais leves e a dor não costuma ser espontânea ou pulsátil. A descrição da dor intensa e espontânea afasta essa possibilidade.
B - periodontite apical traumática: Esta condição é caracterizada por dor ao toque ou à mastigação devido a um trauma, não por dor espontânea e pulsátil. Além disso, a radiografia mostrando lâmina dura intacta não sugere presença de inflamação apical típica desta condição.
C - pulpite aguda reversível: Caracteriza-se por uma inflamação temporária e de menor intensidade, onde a dor geralmente cessa após a remoção do estímulo. A persistência e intensidade da dor referida pelo paciente não correspondem a uma condição reversível.
Compreender a diferenciação entre essas condições é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados em odontologia, especialmente em situações de emergência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo