A variação do índice de refração atmosférica com a altitude ...
A variação do índice de refração atmosférica com a altitude e com o clima faz com que a propagação das ondas de rádio não ocorra em linha reta. Para analisar a propagação das ondas de rádio na faixa de SHF sobre o relevo terrestre, usa-se o artifício de considerar a propagação do feixe em linha reta alterando-se o raio de curvatura da terra. A correção da curvatura da terra (ou raio equivalente da terra) é realizada nos cálculos aplicando um fator K.
Sobre este tema, analise as assertivas a seguir.
I. O valor do fator K igual a 4/3 é definido como uma média no índice de refração na atmosfera, também chamado de K médio.
II. Para projetar rádio enlaces na faixa de SHF o projetista deve corrigir o perfil da terra também para K mínimo que, conforme recomendação do ITU-R da série P.530, varia com a distância do enlace.
III. Quando ocorrem fenômenos como inversão térmica ou alteração da distribuição normal de vapor d’água na atmosfera, teremos um fator K muito maior que a unidade (K>>1).
IV. O valor de K menor que a unidade (K < 1) reflete a situação de sub-refração, ou o gradiente de refratividade atmosférica positivo.
Somente é correto o que se afirma em: