Robbins (2010) apresenta a divisão das bases ou fontes do p...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dentro do poder formal, Robbins comenta sobre quatro subcategorias: poder coercitivo (direciona uma ação, por parte do liderado, por medo de uma eventual repressão), poder de recompensa (direciona uma ação como expectativa de reforço externo), poder legítimo ( atribuído à função) e poder de informação. O Poder de referência: aquele onde o líder exerce influência sobre o que ele representa para o liderado, transferindo sentimentos de admiração e espelhamento como desejo de se tornar igual e o Poder de competência: aquele onde o líder exerce influência a partir de seu conhecimento ( ambos são forma de poder pessoal)
São três tipos de poder formal, segundo Robbins (2010):
- Poder coercitivo: Deriva da capacidade de punir ou recomendar sanções pela não obediência. É baseado no medo do castigo.
- Poder de recompensa: É o oposto do anterior. Associado à capacidade de distribuição de benefícios vistos como valiosos pelos outros.
- Poder legítimo: Mais amplo que os anteriores. Poder resultante da posição ocupada na hierarquia da organização (posse de autoridade formal). Inclui a aceitação da autoridade de um cargo pelos demais membros da organização.
Alternativa correta da questão: Letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo