Segundo HERMANN (2006) , a AIDS-SIDA (Síndrome da Imunodedif...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - Sarcoma de Kaposi.
A questão aborda a temática das infecções oportunistas em indivíduos com AIDS, que é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Essa síndrome é caracterizada pela significativa queda na imunidade celular, deixando o organismo vulnerável a diversas infecções que, em circunstâncias normais, seriam controladas pelo sistema imunológico. A questão se concentra em identificar qual dessas infecções tem características malignas e pode afetar órgãos internos.
Vamos analisar as alternativas:
A - Criptococose: Esta é uma infecção fúngica que pode afetar o sistema nervoso central, causando meningite, especialmente em pacientes imunocomprometidos. Contudo, não é caracteristicamente maligna, nem atinge órgãos internos de forma disseminada.
B - Herpes simples: O vírus herpes simplex pode causar infecções orais e genitais. Embora seja comum em pessoas com AIDS, suas manifestações não são de natureza maligna nem afetam órgãos internos de maneira sistêmica.
C - Tuberculose: Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, mas pode se disseminar para outros órgãos. Contudo, não possui características malignas inerentes, embora seja uma infecção oportunista importante em pacientes com AIDS.
D - Sarcoma de Kaposi: Esta é a alternativa correta. O Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer que se manifesta como lesões na pele, mas pode se estender para órgãos internos, como pulmões e trato gastrointestinal. É diretamente associado ao vírus do herpes humano tipo 8 (HHV-8) e é comum em pessoas com AIDS, devido ao comprometimento imunológico.
E - Citomegalovírus: Esta infecção viral pode afetar vários sistemas do corpo, como olhos, cérebro e trato gastrointestinal, mas não é caracterizada como uma condição maligna.
Em resumo, apenas o Sarcoma de Kaposi possui as características malignas e a capacidade de atingir órgãos internos, o que justifica a alternativa D como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O sarcoma de Kaposi provoca lesões na pele, nos gânglios linfáticos, nos órgãos internos e nas membranas mucosas que revestem a boca, o nariz e a garganta. Geralmente, afeta pessoas com deficiências imunológicas, como HIV ou AIDS.
Manchas roxas, vermelhas ou marrons na pele são um sinal comum. Também pode ocorrer o desenvolvimento de tumores em outras áreas do corpo.
O tratamento pode incluir radioterapia ou quimioterapia. Raramente, pode ser necessário cirurgia.
O sarcoma de Kaposi é um tumor maligno do endotélio vascular
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo