De acordo com CARVALHO (2002) , lesão ulcerada, róseo-averm...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é o reconhecimento de sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), um conhecimento fundamental na área de Saúde da Mulher. Especificamente, a questão aborda a identificação clínica de uma infecção ulcerativa genital.
Alternativa correta: B - cancro mole.
O cancro mole, também conhecido como cancróide, é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. As características citadas no enunciado, como lesão úlcerada, róseo-avermelhada, com bordos irregulares e ulceração dolorosa e destrutiva, além do comprometimento ganglionar inguinal supurativo, são típicas deste tipo de infecção.
A seguir, vamos analisar as outras alternativas para entender por que elas estão incorretas:
A - linfogranuloma venéreo: Esta condição é causada pela Chlamydia trachomatis e se caracteriza por uma úlcera indolor inicial e um comprometimento dos linfonodos regionais, que causam linfadenopatia inguinal. Diferente do cancro mole, a lesão inicial não é dolorosa e a linfadenopatia não é supurativa na fase inicial.
C - sífilis: A sífilis primária se manifesta por uma úlcera chamada cancro duro, que é indolor e tem bordos elevados e regulares. Os sintomas descritos no enunciado não condizem com esta apresentação.
D - vaginose bacteriana: Esta é uma infecção vaginal que não se manifesta com úlceras, mas sim com corrimento vaginal e odor desagradável. Não está associada a lesões ulcerativas dolorosas.
E - gonorréia: A gonorréia se apresenta tipicamente com sintomas uretrais, como disúria e secreção purulenta, mas não com úlceras genitais dolorosas como as descritas.
Para resolver questões como essa, é importante que o estudante tenha familiaridade com a apresentação clínica das principais doenças sexualmente transmissíveis, associando os sinais e sintomas descritos a cada condição. Desta forma, a identificação do cancro mole como a resposta correta se torna mais clara e direta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CANCRO MOLE = úlceras róseo vermelhas, bordas irregulares, necrose e purulenta, dolorosa e destrutiva, comprometimento inguinal supurativo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo