Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a ...
TEXTO II
Por que essa pressa?
Walcyr Carrasco
Ando surpreso. De uns tempos para cá, as pessoas parecem estar perdendo a noção de fila. Para embarcar no aeroporto, nem se diga! Assim que o voo é chamado, sempre há um grupo de passageiros que se amontoa em frente à entrada. Crianças, idosos e deficientes têm preferência no embarque, mas poucos conseguem chegar na frente. Detalhe: os lugares são marcados previamente. Por que a pressa?
Imagino como sofre o caixa de um bar, tendo de atender várias pessoas que gritam ao mesmo tempo. Em metrô, é um sufoco. O correto seria esperar que saia quem vai desembarcar. Tentei fazer isso no horário de pico. Fui empurrado, levei uma cotovelada na orelha e ainda me xingaram! Uma loucura! Quem quer sair empurra, quem quer entrar empurra mais!
Até entre os elegantes, reina a confusão! Fui a uma festa. Serviram o jantar em um bufê, com comida farta, de dar água na boca. Os mais educadinhos foram se servindo em fila. Dali a pouco entrou uma perua no meio, estendendo as unhas pintadas:
– Deixa eu pegar só uma saladinha!
Pronto! Outro voou para o prato quente, furando todo mundo. A fila parou. Dois ou três aproveitaram a deixa para se servir, espetando quem estava na frente com os garfos. […] Quando chego a um restaurante e avisam que tem espera, vou embora. Ninguém respeita ordem de chegada. A começar dos maîtres, que dão preferência a clientes fiéis, conhecidos... seja lá quem for. É justo que um cliente tenha suas vantagens. Mas, então, por que não reservar a mesa com antecedência? […]
Elevador, então, nem se fala. Elevadores, aliás, transformaram-se num purgatório. Não é inferno porque um dia a gente sai. Os espaçosos espremem os mais corteses. Nunca falta quem use um perfume fortíssimo, desses de deixar a cabeça tonta. Tudo seria passável se ao menos fosse possível entrar e sair de um elevador cheio sem passar por cenas de pugilato. Mesmo porque, como nos metrôs, quem vai entrar nunca deixa os outros desembarcar!
É impossível que todo mundo tenha sempre tanta pressa. Minha impressão é que, com o stress da vida moderna, as pessoas andam esquecendo as regras mínimas do bem viver.
Adaptado de:<http://www.itatiaia.com.br/blog/jose-lino-souza-barros/por-que-essa-pressa-texto-de-walcyr-carrasco>
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em “Os mais educadinhos foram se servindo em fila.”, o diminutivo apresenta função valorativa, pois revela que a educação de tais pessoas é pertinente com a situação narrada.
( ) Em “– Deixa eu pegar só uma saladinha!”, a flexão do substantivo em destaque no diminutivo revela, junto ao advérbio “só”, uma estratégia linguística utilizada pela falante para justificar e minimizar sua “infração” ao furar a fila do bufê.
( ) Em “Os espaçosos espremem os mais corteses.”, os adjetivos em destaque foram substantivados com a finalidade de nomear um grupo de pessoas que apresenta tais características.
( ) Em “[…] quem vai entrar nunca deixa os outros desembarcarem!”, percebe-se a utilização do ponto de exclamação com finalidade de realce a uma ordem, um desejo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1 - Na primeira oração, a palavra "educadinhos" recebe a forma diminutiva pra dar destaque a característica adjetiva "educados" que neste caso está substantivada na oração. Aí seria o caso de derivação imprópria, já que o adjetivo tem a função de substantivo. Correto.
2 - Na segura oração, a palavra "saladinha" recebe a forma diminutiva pra minimizar a ideia da problemática provocada pela má educação da mulher. Também tem função valorativa, entretanto, ao contrário da afirmativa anterior, não ocorre caso de derivação imprópria, já que "saladinha" permanece sendo substantivo. Correto
3 - Na terceira oração, ocorre novamente o caso de derivação imprópria, onde os adjetivos espaçosos e corteses foram substantivados, recebendo valor de característica e do próprio substantivo. Correto
4 - Em nenhum momento a exclamação traz uma ideia expositiva para o desejo do redator, muito menos se trata de uma frase imperativa, já que estas dão ordem direta para o interlocutor. Acredito que se trate apenas de uma frase exclamativa. Incorreto!
Gabarito: Letra A
na alternativa 1) é apenas um diminutivo afetivo, esta correta !
a ultima alternativa esta incorreta, ela nem é fiel ao texto.
1- VERDADEIRA ✓
"Os mais educadinhos foram se servindo em fila".
R: O DIMINUTIVO está além do ato de só DIMINUIR. Está também, como VALORATIVO = VALORAÇÃO. EX: Fato das pessoas agirem com EDUCAÇÃO.
2- VERDADEIRA ✓
"Deixa eu pegar só uma saladinha".
R: Ela quer DIMINUIR o ato de que está furando à fila. (DIMINUIR À INFRAÇÃO).
3- VERDADEIRA ✓
"Os espaçosos espremem os mais corteses".
R: os ADJETIVOS estão antecedidos de ARTIGOS (OS). Por isso estão SUBSTANTIVADOS. "OS ESPAÇOSOS/ OS CORTESES".
CORTESES - SÃO PESSOAS.
4- FALSA ×
" Quem vai entrar nunca deixa os outros desembarcarem".
R: Não está no IMPERATIVO, para impor ORDEM. Expressa INDIGNAÇÃO.
Então NÃO EXPRESSA ORDEM e SIM INDIGNAÇÃO.
GABARITO: A
"NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR"
#RUMOAPMES22
Prefiro responder mil questões de direito a responder uma de português, que amofinação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo