“Uma das grandes preocupações desses autores era opor-se à b...
“Uma das grandes preocupações desses autores era opor-se à burguesia. Criticavam o comportamento abjeto, como o adultério feminino; revelavam também o lado corrupto do clero e a hipocrisia de muitos fieis extremosos, como as beatas. Os escritores, apesar das críticas, mostravam-se impassíveis diante dos fatos narrados, distantes da situação. Apelavam ainda para as impressões sensoriais e, com isso, tornava-se frequente a sexualização do amor.”
O texto acima caracteriza o
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - Realismo é a correta.
O Realismo é uma escola literária caracterizada por representar a realidade de maneira objetiva e crítica. Os autores realistas se preocupavam em expor as mazelas sociais e os comportamentos humanos de forma direta, muitas vezes abordando temas polêmicos como a hipocrisia social, a corrupção, e as relações de poder. O trecho da questão menciona a crítica ao comportamento burguês, ao adultério, e à corrupção do clero, além de destacar a impassibilidade dos autores frente aos fatos narrados, todos aspectos típicos do Realismo.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Simbolismo: O Simbolismo é uma escola literária que se opõe ao Realismo. Em vez de focar na objetividade, o Simbolismo privilegia a subjetividade, a musicalidade e a espiritualidade, utilizando símbolos para expressar ideias e sensações. Não se encaixa na descrição da questão, que é mais ligada à crítica social racional e objetiva.
B - Romantismo: O Romantismo é uma escola literária que exalta a emoção, a subjetividade e a individualidade. Ele é caracterizado por um tom mais idealista e muitas vezes escapista, diferente da postura crítica e desapaixonada do Realismo. O Romantismo não foca na crítica social ao comportamento burguês da mesma forma que o Realismo.
D - Modernismo: Embora o Modernismo também traga algumas críticas sociais e inovações, ele está mais associado à ruptura com as tradições e à busca por novas formas de expressão estética. A questão menciona aspectos que são mais diretamente relacionados ao Realismo, como a crítica à hipocrisia e a impassibilidade dos autores.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a entender as características do Realismo e a razão pela qual ele se encaixa na descrição da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c) Realismo.
Realismo/ Naturalismo (1881- 1893) - É uma reação ao nacionalismo utópico e à subjetividade romântica. Principais características: objetivismo, impessoalidade, busca da verossimilhança, pessimismo, gosto pelos detalhes, retrato fiel das personagens, cientificismo sociológico e biológico (Evolucionismo, Positivismo, Determinismo, Socialismo). Principais autores: Machado de Assis, Arthur Azevedo, Raul Pompeia, Aluísio Azevedo.
Realismo tinha como objetivo criticar a burguesia e o Naturalismo tinha como foco criticar a classe operarias.
Principais característica do realismo.
Oposição aos ideais românticos
Busca do objetivismo
Cientificismo e materialismo
Linguagem descritiva e detalhada
Temas urbanos, sociais e cotidianos
Crítica aos valores burgueses e instituições sociais
Personagens comuns e não idealizados
Aprofundamento psicológico das personagens
*Crítica ao Romantismo*
- Adultério
- anticlerical
- crítica social
Quando citar a palavra “adultério” lembra automaticamente do “Realismo”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo