Desde que começou a epidemia de AIDS, mais de 60 milhões de ...
Desde que começou a epidemia de AIDS, mais de 60 milhões de pessoas foram infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV, passando a ser a principal causa de mortalidade na África subsaariana, e a quarta causa em todo o mundo.Assim revelou o último boletim publicado pelo programa das Nações Unidas contra a AIDS, a ONUAIDS, em Genebra.
Relacionando o número de pessoas infectadas pelo HIV às formas de transmissão, a melhor explicação para esse número é dada por:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - Persistência nas relações sexuais sem preservativos.
A questão trata de um problema de saúde pública de grande escala: a epidemia de AIDS e a disseminação do HIV. A compreensão deste tema exige conhecimento sobre as formas de transmissão do vírus e os fatores que contribuem para o aumento dos casos.
Justificativa da alternativa correta:
A principal forma de transmissão do HIV globalmente é através de relações sexuais desprotegidas. Isso ocorre porque o vírus está presente em fluidos corporais, como o sêmen e as secreções vaginais, e a ausência de preservativos durante as relações sexuais facilita a sua transmissão. Portanto, a alternativa A corretamente destaca essa prática como um fator predominante na disseminação do vírus.
Análise das alternativas incorretas:
B - Transmissão gestacional por mulheres soropositivas: Embora a transmissão de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação seja uma forma significativa de disseminação do HIV, ela não é a mais prevalente. Com tratamentos adequados, o risco de transmissão vertical pode ser significativamente reduzido.
C - Falta de controle nos bancos de sangue e hemocentros: Esta era uma preocupação maior no início da epidemia, mas hoje em dia, com os avanços nos testes de triagem, a transmissão do HIV através de transfusões de sangue é muito rara nos países que possuem controle rigoroso.
D - Uso, por toxicômanos, de agulhas infectadas com o vírus: O compartilhamento de agulhas contaminadas é outra via importante de transmissão, especialmente em certas comunidades. No entanto, essa prática não é tão predominante quanto as relações sexuais desprotegidas no contexto global.
Compreender as formas predominantes de transmissão do HIV é essencial para a elaboração de estratégias eficazes de prevenção e controle da epidemia. Educação sexual e o uso de preservativos continuam a ser as principais ferramentas na luta contra a AIDS.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Persistência nas relações sexuais sem preservativos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo