Em “É preciso, pois, atentar para a qualidade dos atos que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q879404 Português

                                               Texto I


                                              LIVRO II

 
      1 . Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter-se formado o seu nome por uma pequena modificação da palavra (hábito). Por tudo isso, evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza; com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza. Por exemplo, à pedra, que por natureza se move para baixo, não se pode imprimir o hábito de ir para cima, ainda que tentemos adestrá-la jogando-a dez mil vezes no ar; nem se pode habituar o fogo a dirigir-se para baixo, nem qualquer coisa que por natureza se comporte de certa maneira a comportar-se de outra.

      Não é, pois, por natureza, nem contrariando a natureza que as virtudes se geram em nós. Digase, antes, que somos adaptados por natureza a recebê-las e nos tornamos perfeitos pelo hábito. Por outro lado, de todas as coisas que nos vêm por natureza, primeiro adquirimos a potência e mais tarde exteriorizamos os atos. Isso é evidente no caso dos sentidos, pois não foi por ver ou ouvir frequentemente que adquirimos a visão e a audição, mas, pelo contrário, nós as possuíamos antes de usá-las, e não entramos na posse delas pelo uso. Com as virtudes dá-se exatamente o oposto: adquirimo-las pelo exercício, como também sucede com as artes. Com efeito, as coisas que temos de aprender antes de poder fazê- las, aprendemo-las fazendo (...); por exemplo, os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo esse instrumento. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos, e assim com a temperança, a bravura, etc. Isto é confirmado pelo que acontece nos Estados: os legisladores tornam bons os cidadãos por meio de hábitos que lhes incutem. Esse é o propósito de todo legislador, e quem não logra tal  desiderato falha no desempenho da sua missão. Nisso, precisamente, reside a diferença entre as boas e as más constituições. Ainda mais: é das mesmas causas e pelos mesmos meios que se gera e se destrói toda virtude, assim como toda arte: de tocar a lira surgem os bons e os maus músicos. Isso também vale para os arquitetos e todos os demais; construindo bem, tornam-se bons arquitetos; construindo mal, maus. Se não fosse assim não haveria necessidade de mestres, e todos os homens teriam nascido bons ou maus em seu ofício.

      Isso, pois, é o que também ocorre com as virtudes: pelos atos que praticamos em nossas relações com os homens nos tornamos justos ou injustos; pelo que fazemos em presença do perigo e pelo hábito do medo ou da ousadia, nos tornamos valentes ou covardes. O mesmo se pode dizer dos apetites e da emoção da ira: uns se tornam temperantes e calmos, outros intemperantes e irascíveis, portando-se de um modo ou de outro em igualdade de circunstâncias. Numa palavra: as diferenças de caráter nascem de atividades semelhantes. É preciso, pois, atentar para a qualidade dos atos que praticamos, porquanto da sua diferença se pode aquilatar a diferença de caracteres. E não é coisa de somenos que desde a nossa juventude nos habituemos desta ou daquela maneira. Tem, pelo contrário, imensa importância, ou melhor: tudo depende disso.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco: tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross (Os pensadores). 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p.29-30. 

Em “É preciso, pois, atentar para a qualidade dos atos que praticamos, porquanto da sua diferença se pode aquilatar a diferença de caracteres.”, de acordo com o contexto, considerando o sentido do vocábulo destacado, ele pode ser adequadamente substituído por
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A palavra aquilatar pode ser utilizada para avaliar ou fazer juízo e avaliação das características (ou da personalidade) de alguém. Também pode ser usada para definir o ato de melhorar alguma coisa ou alguém, tornando-o melhor. 
Sinônimos: apreciar, avaliar, contrastar, julgar, melhorar, pesar
Gab: A

pelos trechos (" os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo esse instrumento" e que  "Isso também vale para os arquitetos e todos os demais; construindo bem, tornam-se bons arquitetos; construindo mal, maus.") verifica-se que uma mesma ação pode trazer resultados diferentes e ao fazer tais atos com qualidade tornamo-nos melhores. Senão vejamos "Isso também vale para os arquitetos e todos os demais; construindo bem, tornam-se bons arquitetos; construindo mal, maus." Os arquitetos tornam-se bons se constroem bem e maus se constroem mal. Logo o mesmo ato de construir pode faze-los diferentes. Ao se atentar ao ato, fazendo-o com qualidade há o aperfeiçoamento.

Sinônimo de aquilatar:

Avaliar e determinar o valor de algo:

APERFEIÇOAR 

1 avaliar, determinar, estimar, medir, mesurar, apreciar, calcular, pesar, ponderar, verificar, examinar, julgar, conhecer, apreçar, computar, contrastar.

 

 

Letra - A

Que prova do cão essa aplicada pela AOCP em, pqp!!

 

Eles não querem saber mais se você sabe a matéria, querem que você seja um google. Além disso, essa prova é de nível médio, imagina se fosse de nível superior.

Olá, essa prova é a de  nível superior msm, a de nível médio estava mais difícl ainda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo