Na rede urbana brasileira, existem algumas poucas cidades q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q879416 Geografia
Na rede urbana brasileira, existem algumas poucas cidades que concentram grande parte de população e serviços especializados, tendo uma importância a nível nacional. Com a publicação de Regiões de Influência das Cidades, o IBGE atualizou o quadro de referência da rede urbana brasileira, considerando como “a Grande Metrópole Nacional” e como “metrópoles nacionais”, respectivamente, as cidades de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a correta: São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Para entender essa questão, é essencial compreender o conceito de rede urbana e a importância das cidades que atuam como centros de influência em um país. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) categoriza algumas cidades com base em sua importância econômica, política e social. Neste contexto, São Paulo é considerada a única Grande Metrópole Nacional devido à sua vasta influência nacional e internacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como metrópoles nacionais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa E menciona as cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. São Paulo, por ser o principal centro financeiro e econômico do país, é a Grande Metrópole Nacional. Brasília, como capital política, e Rio de Janeiro, com sua relevância cultural e econômica, são reconhecidas como metrópoles nacionais. Essa classificação está de acordo com o estudo "Regiões de Influência das Cidades" do IBGE.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

  • A: São Paulo é corretamente incluída, mas Manaus e Florianópolis não têm a mesma relevância nacional no contexto urbano de metrópoles nacionais.
  • B: As cidades Belém do Pará, Porto Alegre e Campo Grande são importantes, mas são classificadas em categorias inferiores, como metrópoles regionais ou centros sub-regionais.
  • C: Palmas, Goiânia e Rio de Janeiro não correspondem ao que é solicitado. Goiânia e Palmas não têm influência nacional comparável a São Paulo e Brasília.
  • D: A inclusão de Florianópolis é incorreta, pois apesar de sua importância, ela não é classificada como uma metrópole nacional.

Compreender a classificação urbana feita pelo IBGE é essencial para responder a esse tipo de questão, pois ela reflete a hierarquia e as relações de influência entre as cidades brasileiras.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

UMA DAS GRANDES METROPOLES DO NOSSO PAÍS É SÃO PAULO, DAÍ JÁ DAVA PARA MATAR AS LETRAS: B,C.

GAB: E

 

POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE

 

NÃO SAIAM DA FILA.....................................................

Metrópoles são cidades de grande porte, galera. (Região Metropolitana)

Uma das principais é São Paulo. (A Região Sudeste possui um forte processo de industrialização)

Metrópole Nacional:

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre

Obs.: São Paulo e Rio de Janeiro são considerados metrópoles globais também

Metrópole Regional:

 Manaus, Goiânia, Belém

Centro Regional:

 Florianópolis, Campo Grande, Palmas

 

 

 

Do ponto de vista espacial, percebe-se uma concentração expressiva em São Paulo, única grande metrópole nacional, seguido de Brasília e Rio de Janeiro – estas duas, metrópoles nacionais.

E) São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. (GABARITO)

Para adicionar: São Paulo e Rio de Janeiro é uma MEGALÓPOLE em formação e mais ainda São Paula já é considerada uma MEGACIDADE, sendo que MEGACIDADE é aquela que tem sua HINTERLÂNDIA atingindo outros países, ou seja, grande importância em quantidade e qualidade de serviços.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo