As críticas à Teoria Clássica são numerosas. Todas as teo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Abordagem descritiva e explicativa.
A Teoria Clássica da Administração, formulada por Henri Fayol, focava primordialmente na estrutura organizacional e nos processos administrativos de forma racionalizada e lógica. Ela é frequentemente criticada por aspectos como:
- Abordagem simplificada da organização formal: considerada muito mecanicista e simplista, ignorando as complexidades humanas e organizacionais.
- Ausência de trabalhos experimentais: a teoria baseia-se em experiências pessoais e observações, ao invés de estudos empíricos rigorosos.
- Abordagem de sistema fechado: desconsidera as interações da organização com o ambiente externo, tratando-a como se fosse isolada.
- Extremo racionalismo na concepção da Administração: presume que os trabalhadores são motivados exclusivamente por incentivos econômicos e ignora elementos psicológicos e sociais.
A alternativa correta é E, que menciona a "Abordagem descritiva e explicativa" como uma característica da Teoria Clássica, mas que não constitui uma crítica. Essa abordagem é, na realidade, uma qualidade, pois teve o mérito de descrever e explicar as funções administrativas e os princípios de gestão que são aplicáveis em diferentes tipos de organizações. A Teoria Clássica contribuiu para o estabelecimento de uma linguagem comum na Administração e definiu conceitos fundamentais que são usados até hoje.
Portanto, as críticas são direcionadas a outros aspectos que não incluem sua habilidade de descrever e explicar a administração de maneira lógica e estruturada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Abordagem simplificada da organização formal;
- Ausência de trabalhos experimentais;
- Extremo racionalismo na concepção da administração;
- Teoria da máquina;
- Abordagem incompleta da organização;
- Abordagem de sistema fechado;
Os autores clássicos partem do pressuposto de que a simples adoção dos princípios gerais da administração (divisão do trabalho, a especialização, a unidade de comando), permite uma organização formal capaz de proporcionar - lhes a máxima eficiência possível. Trata-se de uma abordagem extremamente simplificada da organização formal. Daí, a crítica quanto a essa visão simplória e reducionista da atividadde organizacional.
b) Ausência de trabalhos experimentais
Os autores clássicos fundamentam seus conceitos na observação e no bom senso. Seu método é empírico e concreto, baseado na experiência direta e no pragmatismo e não confrontam a teoria como elementos de prova. A crítica se dá na falta de comprovação científica para as afirmações dos autores clássicos.
c) Abordagem de Sistema Fechado
Composto de poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e de alguns aspectos que podem ser manipulados por meios de princípios gerais e universais de administração. Apesar de todas as críticas, a teoria clássica é a abordagem mais utilizadas por iniciantes em administração, pois permite uma abordagem sistemática e ordenada.
d) O extremo Racionalismo na concepção da Administração
Os autores clássicos se preocupam com a apresentação racional e lógica das suas proposições, sacrificando a clareza de suas ideias. O abstracionismo e o formalismo são criticados por levarem a análise da administração à superficialidade, à supersimplificação e à falta de realismo.
e) Abordagem descritiva e explicativa
Abordagem descritiva e explicativa não é uma característica da Teoria Clássica.
Essa abordagem (descritiva e explicativa), na verdade, é uma evolução da abordagem adotada pela Teoria Clássica, que é a normativa PRESCRITIVA E NORMATIVA.
Eis a diferença:
A abordagem prescritiva e normativa (Teoria Clássica) visa circunscrever a administração como algo passível de ser normatizado, como uma receita de bolo. Porém, a realidade comprova que na prática as coisas não funcionam exatamente desse modo, inviabilizando a aplicação para todas as situações.
Na abordagem explicativa e descritiva encontram-se as teorias da Burocracia, Estruturalista, Comportamental, Sistemas e Contingencial. Tal abordagem, em vez de estabelecer uma norma, ou seja, de como a organização deverá agir, preocupa-se em descrevê-las, explicá-las, analisá-las para que o administrador escolha uma maneira mais adequada de lidar com elas.
Fontes:
http://nardelli.awardspace.com/disciplinas/d_tga_1/aulas/tga_1_03_classica/tga_03_classica_fayol/criticas.htmhttp://conteudodeadm.blogspot.com.br/2011/09/abordagens-explicativas-e-descritivas.html
A Teoria Clássica teve o seu início na França, tendo como fundador o francês Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização, na busca pela eficiência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo