Durante o governo Vargas (1930-1945), surgiram no Brasil dua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q377631 História
Durante o governo Vargas (1930-1945), surgiram no Brasil duas agremiações políticas, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). Leia as afirmações abaixo.

I-A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista.

II-Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios.

III-O líder da AIB era Plínio Salgado.

IV-Argumentando a existência de um “Plano Cohen”, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional.

V-Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista). Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - AIB reuniram um amplo espectro de agremiações de direita (fascistas, monarquistas, conservadores católicos), do outro a ANL que graças à figura de Luís Carlos Prestes conseguiram reunir a esquerda liberal, o PCB e diversos expoentes do tenentismo ainda relevantes no oficialato das Forças Armadas.

II - ANL quem defendia governo popular, proteção às pequenas e médias propriedades, nacionalização das empresas estrangeiras e cancelamento da dívida externa.

IV - O que houve foi o fechamento do congresso. A “descoberta” e divulgação do Plano Cohen, farsa integralista de provável autoria do então capitão Olímpio Mourão Filho, servirá de pretexto para que a Câmara declare em outubro, sob a oposição de 52 deputados, mais um “Estado de Guerra” em 1º de Outubro. O Congresso seria fechado 10 dias depois.

Atenção! Dissolução é uma palavra muito forte, vargas ordenou somente o fechamento temporário do congresso.

Luciano Fernandes: Agremiações de direita , facista ? 

Por acado a direita defende um estado inchado, desarmamento da população e é contra o individualismo ?? isso é bem parecido com o socialismo.

 

"Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado"  - Benito Mussolini

I-A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista. FALSO. ANL - Ligado ao Socialismo e AIB, ao Facismo. 

II-Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios. FALSO. ANL que defendia o governo popular e ações como a nacionalização de empresas estrangeiras.  

III-O líder da AIB era Plínio Salgado. CERTO

IV-Argumentando a existência de um “Plano Cohen”, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional. FALSO. Simplesmente fechou o congresso. 

V-Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista). CERTO

Para mim, a afirmação IV estaria correta, pois realmente houve o fechamento do congresso através do plano falso, chamado plano COHEN, entretanto, lento os comentários dos colegas, verifiquei que a palavra dissolução invalidava a questão!

Em uma prova, com o tempo, nervosismo e o stress, uma única palavra com certeza passa "batido". Sorte que as assertivas não tinham uma alternativa com III, IV e V contidas, logo, por eliminação, daria para acertar.

GAB: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo