Melhorar a segurança no uso de medicamentos é uma das metas ...
Melhorar a segurança no uso de medicamentos é uma das metas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a promoção de segurança do paciente. O Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos coordenado pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem como objetivo promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde. Considerando o disposto nesse protocolo, com foco na segurança da dispensação, analise as assertivas abaixo:
I - Medicamentos de duas prescrições diferentes podem ser separados simultaneamente para aumentar a eficiência do processo de dispensação.
II - Durante o processo de separação, é imprescindível verificar se as informações disponíveis no rótulo dos medicamentos são iguais ao solicitado na prescrição.
III - A dispensação por ordem verbal deve ser restrita a situações de urgência e emergência, sendo necessária a entrega posterior da prescrição na farmácia.
IV - Prescrições sem data e/ou sem leito podem ser atendidas, desde que o nome do paciente esteja legível e correto.
V - É facultativo aos técnicos em farmácia ligarem a televisão durante a separação de medicamentos, uma vez que o ambiente destinado a dispensação deve ser o mais agradável possível.
Estão CORRETAS as assertivas: