A articulação do quadril é uma articulação esferoidal (bola ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090182 Fisioterapia
A articulação do quadril é uma articulação esferoidal (bola e soquete) formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo do osso pélvico. A função primária do quadril é sustentar o peso da cabeça, dos braços e do tronco durante a postura ereta estática e durante as atividades dinâmicas, como caminhar, correr e subir escadas. Além disso, fornece uma via para a transmissão de forças entre a pelve e as extremidades inferiores. Três ligamentos extra-articulares fornecem estabilidade na articulação do quadril. Em relação a tais ligamentos, analise as afirmativas a seguir.
I. O ligamento iliofemoral é composto de duas partes: uma porção inferior (medial) e uma superior (lateral). É o ligamento mais forte do corpo, sendo orientado súpero-lateralmente e fundindo com o músculo iliopsoas. Ao limitar a amplitude da extensão do quadril, esse ligamento, com a ajuda do ligamento pubofemoral, permite a manutenção da postura ereta e reduz a necessidade de contração dos extensores do quadril na postura equilibrada. A adução do quadril enrijece a porção superior do ligamento iliofemoral.
II. O ligamento pubofemoral associa-se com a banda inferior do iliofemoral e com o músculo pectíneo. A sua orientação é mais ínfero-medial. Suas fibras enrijecem em extensão e em abdução e reforçam a cápsula articular junto à superfície medial.
III. O ligamento isquiofemoral gira posteriormente ao redor do fêmur e insere-se anteriormente, fortalecendo a cápsula. Esse ligamento, que enrijece com a rotação interna do quadril, é mais comumente lesionado do que os outros ligamentos do quadril.
Está correto o que se afirma em
Alternativas