Com as possíveis exceções da luxação traumática aguda do omb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090208 Fisioterapia
Com as possíveis exceções da luxação traumática aguda do ombro e a incapacidade traumática aguda da elevação do braço (ruptura maciça do manguito rotador), um período inicial de, no mínimo,seis semanas de intervenção conservadora baseada na prática do fisioterapeuta é indicado para as lesões no ombro. Uma série de princípios podem ser usados para orientar o fisioterapeuta na reabilitação conservadora do ombro. Considerando estes princípios, analise as afirmativas a seguir.
I. Reabilitar o ombro de acordo com o estágio de cicatrização e o grau de irritabilidade. O grau de irritabilidade de cada condição pode, muitas vezes, indicar o estágio de cicatrização ao fisioterapeuta. Tal grau pode ser determinado indagando- -se sobre o vigor, a duração e a intensidade da dor. Uma irritabilidade maior está associada com condições agudamente inflamadas. O sinal característico para inflamações agudas do ombro é dor em repouso, que é difusa em sua distribuição e muitas vezes irradiada do local da condição primária. A dor acima do cotovelo indica menos gravidade do que a abaixo dele. O grau de movimento e a velocidade do avanço no tratamento são orientados pelos sinais e sintomas.
II. Reabilitar o ombro em planos escapulares em vez de planos retos de flexão, extensão e abdução. Os exercícios realizados no plano escapular, em vez de no plano reto, são mais funcionais. Alavancas curtas de braço devem ser, inicialmente, usadas com exercícios, diminuindo, desse modo, o torque no ombro. Isso pode ser atingido flexionando-se o cotovelo ou exercitando se com o braço mais próximo ao corpo.
III. Obter uma plataforma escapular estável o mais cedo possível. Atingir a posição com atrito articular o mais rápido possível. Por definição, a posição com atrito articular do ombro é aquela posição que abastece a articulação com a máxima quantidade possível de estabilidade passiva por meio das estruturas inertes. Todos os exercícios de ADM para o ombro começam nos estágios iniciais de flexão com o objetivo de atingir a elevação total. Dada a proteção proporcionada pela articulação pelo sistema de limitação passiva dos tecidos inertes, talvez deva-se pensar sobre a possibilidade de fornecer exercícios de ADM iniciados nas amplitudes finais de elevação. A exceção a isso é representada pelo paciente cuja condição exclui tais exercícios, isto é, após cirurgias no ombro, capsulite adesiva ou instabilidade.
IV. Reproduzir forças e índices de carga que suprirão as demandas funcionais do paciente à medida que a reabilitação avança.
Está correto o que se afirma em
Alternativas