A dor de cabeça cervicogênica foi descrita como uma síndrome...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090213 Fisioterapia
A dor de cabeça cervicogênica foi descrita como uma síndrome de um “caminho final comum – não uma entidade”. A dor no pescoço pode surgir de lesões nos músculos cervicais, nos ligamentos, nos discos e nas articulações. A partir dos segmentos cervicais inferiores, a dor é referida ao ombro e ao membro superior. A partir dos segmentos superiores, a dor no pescoço é referida à cabeça e manifesta-se como cefaleia. As dores de cabeça cervicogênicas, também conhecidas por dores de cabeça cervicais, são livremente definidas como “qualquer dor de cabeça com início no pescoço”. É muito difícil definir e classificar essa condição por causa de sua distribuição variável e das características dos sintomas. A World Cervicogenic Headache Society a definiu como dor referida percebida em qualquer parte da cabeça e causada por uma fonte nociceptiva primária nos tecidos musculoesqueléticos inervados por nervos cervicais. De acordo com a International Headache Society (IHS), a dor de cabeça cervicogênica é definida como aquela que atende a critérios específicos. Sobre tais critérios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Dor localizada no pescoço e na região occipital que se projeta para a testa, a região orbital, as têmporas, o vértice ou os ouvidos.
( ) Dor precipitada ou agravada por movimentos específicos do pescoço ou por postura sustentada do pescoço.
( ) Resistência ou limitação dos movimentos acessórios ativos ou fisiológicos passivos do pescoço, sensibilidade anormal dos músculos do pescoço ou ambos.
A sequência está correta em
Alternativas