Os cistos fazem parte de uma variedade de alterações benign...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737475 Medicina
Os cistos fazem parte de uma variedade de alterações benignas da mama, designadas como mudanças fibrocísticas, e constituem uma das causas mais frequentes de tumores mamários. O exame clínico, isoladamente, é incapaz de estabelecer o diagnóstico de um cisto mamário. Geralmente é uma lesão assintomática, sendo diagnosticada por métodos de imagem. Acerca dos cistos mamários, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Originam-se nos ductos terminais da unidade lobular e são chamados de macrocistos quando seu diâmetro ultrapassa 3 mm. ( ) A maioria dos cistos decorre de processos involutivos da mama já que a idade de aparecimento coincide com a fase involutiva dos lóbulos mamários. ( ) A mamografia é obrigatória em pacientes acima de 40 anos, mas o exame de eleição para caracterização destas lesões é a ultrassonografia que pode apresentar sensibilidade de até 100% no caso dos cistos simples.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a A - V - V - V. Os cistos mamários geralmente se originam nos ductos terminais da unidade lobular e podem ser chamados de macrocistos quando seu diâmetro ultrapassa 3 mm. A maioria dos cistos decorre de processos involutivos da mama já que a idade de aparecimento coincide com a fase involutiva dos lóbulos mamários. A mamografia é importante para avaliação de pacientes acima de 40 anos, mas a ultrassonografia é o exame de eleição para caracterização dos cistos mamários, possuindo sensibilidade de até 100% para cistos simples. O exame clínico isoladamente não é suficiente para diagnosticar um cisto mamário, sendo necessário o uso de métodos de imagem, como a ultrassonografia, para confirmar o diagnóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo