Em termos linguísticos, a visão tradicional sobre a vari...
A respeito das estruturas gráfica e morfológica de palavras do texto acima, julgue os itens a seguir e marque a opção correta:
I- O grupo fonêmico/lingu/constitui o radical de “linguísticos”(linha 1). II- Em “variação”(linha 1),houve agregação de sufixo ao adjetivo primitivo vário, com perda da vogal temática. III- A pluralização de “Sol”(linha 2)exigirá acentuação gráfica pelo mesmo motivo da acentuação de “ideia”(linha 2).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, é essencial compreender conceitos básicos de morfologia, que é o estudo da estrutura e formação das palavras, bem como a acentuação gráfica do português. Vamos analisar cada uma das assertivas para chegar à resposta correta.
Alternativa correta: D - Se todas as assertivas estiverem incorretas
I- O grupo fonêmico/lingu/ constitui o radical de “linguísticos”.
Análise: A palavra "linguísticos" é derivada de "língua". O radical é "lingu-", que se refere à raiz que dá sentido à família de palavras, como em "linguagem" ou "linguista". Portanto, a assertiva está incorreta ao afirmar que a formação "lingu/" sozinha é o radical.
II- Em “variação”, houve agregação de sufixo ao adjetivo primitivo vário, com perda da vogal temática.
Análise: A palavra "variação" não é formada a partir do adjetivo "vário", mas sim do verbo "variar". O sufixo "-ção" é adicionado ao verbo, e não há perda de vogal temática. Portanto, a assertiva está incorreta.
III- A pluralização de “Sol” exigirá acentuação gráfica pelo mesmo motivo da acentuação de “ideia”.
Análise: A palavra "Sol" no plural é "Sóis" e é acentuada devido à regra de palavras oxítonas terminadas em "éis", "óis" e "uis". A palavra "ideia" não é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo aberto. Os motivos de acentuação são diferentes, tornando a assertiva incorreta.
Como podemos ver, todas as assertivas apresentadas estão incorretas, justificando a escolha da alternativa D.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ajuda???
O grupo fonêmico/lingu/constitui o radical( nada a ver )de “linguísticos” cos menor unidade sonora
os Morfemas Lexicais podem ser analisados de acordo com o Radical das palavras. O radical é a parte de sentido que não muda com as variações do vocábulo. ... Os morfemas livres, por fim, são aqueles que podem aparecer como palavras independentes. Fonema: É a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua.
III - está errada, pois 'ideia' não recebe acento
II- A palavra Vário não deixa de ser um adjetivo, porém o sufixo - ção só se junta com tema verbal então no caso estamos falando do verbo variar > variação. Assim desfaz toda afirmação da II
I - Aqui o bicho pega!!!hehehe - Desconsiderei pois quando fala "Fonemas" fonemas é estudado em fonologia e no caso aqui tem a ver com morfologia .
Agora o que gerou dúvida nessa afirmação seria qual o verdadeiro radical da palavra - Linguísticos e da palavra Língua, Linguajar, Linguarudo.será que Linguísticos é um tipo de palavra em que o radical sofreu alteração?
Bom, quem puder me ajudar!?
Todas estão erradas:
1) radical: Linguistic --> Linguistic+o - linguistic+a
2)primitivo variar- 1 derivação regressiva + 1 sufixal(ção) = variação
3) ideia nao se acentua
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo