Não é considerada uma causa de hemorragia digestiva alta
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A - o divertículo de Meckel é a correta, pois não é considerada uma causa típica de hemorragia digestiva alta.
Para compreender por que essa é a resposta correta, precisamos explorar um pouco mais sobre as causas comuns de hemorragia digestiva alta. Este é um tema fundamental em gastroenterologia, pois a hemorragia digestiva alta é uma emergência médica que requer diagnóstico e tratamento rápidos.
As outras alternativas listam causas reconhecidas de hemorragia digestiva alta:
B - A doença ulcerosa péptica: Esta é uma das causas mais comuns de hemorragia digestiva alta. Envolve a formação de úlceras no estômago ou na primeira parte do intestino delgado (duodeno), que podem sangrar.
C - A Síndrome de Mallory-Weiss: Esta síndrome ocorre devido a lacerações na mucosa do esôfago ou na junção gastroesofágica, geralmente resultantes de vômitos intensos. É uma causa bem reconhecida de sangramento digestivo superior.
D - A ocorrência de varizes esofageanas/gástricas: Estas são encontradas em pacientes com hipertensão portal, frequentemente devido a cirrose hepática. Quando rompem, podem levar a sangramentos maciços, constituindo uma emergência médica.
A alternativa A - o divertículo de Meckel é incorreta no contexto de hemorragia digestiva alta porque este divertículo, uma anomalia congênita, tipicamente causa hemorragia digestiva baixa, especialmente em crianças, e não alta. Ele está localizado no intestino delgado, mais comumente associado a sangramentos intestinais inferiores.
Espero que este comentário tenha sido útil e esclarecedor! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo