De acordo com alguns estudos, embora tenha sido constatada a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a relação entre o tabagismo e a doença periodontal. Este é um assunto importante na Odontologia, pois o fumo pode influenciar de várias maneiras a saúde periodontal, que se refere aos tecidos que sustentam os dentes. Para resolver esta questão, é necessário compreender como o tabagismo afeta esses tecidos e as respostas biológicas associadas.
A alternativa C é a correta: o fumante não possui uma microbiota subgengival consideravelmente aumentada em comparação ao não-fumante. Estudos indicam que, apesar de haver mudanças na composição da microbiota subgengival dos fumantes, não é correto afirmar que eles têm uma quantidade significativamente maior de bactérias.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Está incorreta porque o enunciado afirma que não se pode afirmar sobre a condição periodontal do fumante que ele sofre interferência das substâncias do tabaco, mas isso é um fato bem estabelecido. As substâncias do tabaco realmente interferem nos processos de sinalização celular e na homeostase dos tecidos periodontais.
Alternativa B: Também está incorreta. O comprometimento das respostas imunológicas, tanto humoral quanto celular, devido ao tabaco é bem documentado. Logo, não é correto dizer que isso não acontece.
Alternativa D: Esta alternativa também está errada porque as substâncias do tabaco de fato afetam a vascularização dos tecidos periodontais. Portanto, afirmar que isso não ocorre está incorreto.
Em resumo, para resolver questões como esta, é fundamental compreender os efeitos do tabagismo nos tecidos periodontais e nas respostas imunológicas. Isso ajuda a identificar qual informação é um mito e qual é comprovada pela ciência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo