Um paciente apresentou o seguinte quadro de dados laboratori...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q536012 Farmácia
Um paciente apresentou o seguinte quadro de dados laboratoriais na pesquisa de rubéola: “IgG positivo sem elevação do título de uma segunda amostra; IgM negativo; IgG de alta avidez presente; e, resposta linfoproliferativa presente”. Esse paciente possui um quadro de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada sobre a interpretação de dados laboratoriais na pesquisa de rubéola. A alternativa correta é a alternativa D: Imunidade por infecção anterior ou vacinado.

O tema central da questão é a interpretação de marcadores sorológicos para rubéola, fundamentais para determinar o estado imunológico do paciente. Para responder corretamente, é necessário entender os conceitos de IgG e IgM, além da importância da avidez de IgG e da resposta linfoproliferativa.

Vamos explicar por que a alternativa D é a correta:

  • IgG positivo sem elevação do título na segunda amostra indica que o paciente já foi exposto ao vírus, mas não está com uma infecção ativa.
  • IgM negativo sugere que não há infecção recente, pois o IgM é o primeiro anticorpo a aparecer durante uma infecção aguda.
  • IgG de alta avidez sugere uma infecção passada, pois a avidez alta indica que os anticorpos estão bem "maduros" e estabilizados, algo que ocorre após um tempo da infecção inicial ou vacinação.
  • Resposta linfoproliferativa presente confirma que o sistema imunológico já reconhece o vírus, típico de alguém que já teve contato com ele anteriormente.

Por isso, todos esses dados juntos indicam que o paciente possui imunidade devido a uma infecção anterior ou por ter sido vacinado.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - Reinfecção: Se fosse uma reinfecção, poderíamos esperar uma elevação no título de IgG ou a presença de IgM, sugerindo alguma atividade recente do sistema imunológico.

Alternativa B - Infecção primária: Isso normalmente está associado à presença de IgM, pois este é o anticorpo que aparece durante a infecção aguda.

Alternativa C - Rubéola congênita: Esta condição tem um perfil sorológico diferente, muitas vezes incluindo IgM positivo e uma história clínica que indicaria uma infecção durante a gravidez da mãe.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo