O agente químico menos eficaz para o controle do desenvolvim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690567 Odontologia
O agente químico menos eficaz para o controle do desenvolvimento da placa e da gengivite é o que se apresenta em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema Central da Questão: A questão aborda o uso de agentes químicos para o controle da placa bacteriana e da gengivite. Para resolver essa questão, é necessário compreender quais substâncias são eficazes no combate a problemas periodontais. Conhecimentos em química e biologia oral são essenciais aqui.

Alternativa Correta: B - fluoretos.

Justificativa: Os fluoretos são amplamente conhecidos por seu uso na prevenção de cáries dentárias, atuando principalmente no fortalecimento do esmalte dental. No entanto, quando se trata do controle do desenvolvimento da placa bacteriana e da gengivite, os fluoretos não são os agentes mais eficazes. Sua principal função é remineralizar o esmalte, não possuindo ação direta significativa contra a placa bacteriana e a gengivite.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - cloreto de benzalcônio: Este é um composto antimicrobiano que é eficaz no combate a bactérias, incluindo aquelas que formam a placa bacteriana e causam gengivite. Portanto, ele é mais eficaz do que os fluoretos nessas condições.

C - protease: As proteases são enzimas que decompõem proteínas, sendo úteis no rompimento da matriz proteica da placa, o que contribui para a sua remoção. Assim, elas têm um papel no controle da placa e da gengivite, tornando-as mais eficazes comparadas aos fluoretos nesse contexto.

D - lipase: Semelhante à protease, a lipase é uma enzima que quebra lipídios. Embora seu papel direto na remoção da placa não seja tão claro quanto o da protease, sua ação enzimática contribui de alguma forma para a higiene bucal, o que a torna mais eficaz do que os fluoretos para este propósito.

Ao analisar as alternativas, entendemos que os fluoretos são menos eficazes no controle da placa e da gengivite, pois sua principal função é outra.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O agente químico menos eficaz para o controle do desenvolvimento da placa e da gengivite- FLUORETOS

O agente químico mais eficaz para o controle do desenvolvimento da placa e da gengivite- CLOREXIDINA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo