Segundo Ferracini (2010), os produtos estéreis são agrupados...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q680084 Farmácia
Segundo Ferracini (2010), os produtos estéreis são agrupados em três níveis de risco aos pacientes, de acordo com o perigo de exposições dos pacientes a produtos inadequados e com fatores que propiciem o crescimento microbiológico. Sendo assim, assinale a opção que indica um produto classificado com Risco Nível 1.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a classificação de risco dos produtos estéreis em ambiente farmacêutico, conforme o perigo que eles representam em termos de exposição a produtos inadequados e o potencial de crescimento microbiológico. Para resolver essa questão, é necessário compreender os níveis de risco associados a produtos estéreis e como eles são categorizados.

A alternativa A - Nutrição parenteral individualizada é a correta. Isso porque este tipo de produto é geralmente preparado em condições controladas e, por ser individualizado, está menos exposto a riscos que produtos de uso múltiplo ou automatizado. Ele se encaixa na descrição de Risco Nível 1, que representa menor risco de contaminação microbiológica e exposição inadequada.

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - Produtos que são planejados para uso em mais de um paciente: Estes produtos apresentam um maior risco de contaminação cruzada entre pacientes, o que aumenta o potencial de risco microbiológico. Portanto, não se encaixam na categoria de Risco Nível 1.

C - NPT preparado com misturador automatizado: Produtos automatizados, embora eficientemente preparados, podem ter risco aumentado devido à complexidade do equipamento e ao potencial de erro mecânico ou de limpeza inadequada. Assim, não se enquadram no Risco Nível 1.

D - Injeção de morfina e E - Injeção de estradiol: Ambos são produtos farmacêuticos que, dependendo do contexto, podem ser classificados em diferentes níveis de risco. No entanto, geralmente, eles não são classificados como Risco Nível 1 devido à necessidade de controle rigoroso na sua administração e manipulação.

Entender como os produtos estéreis são classificados em termos de risco é crucial para garantir a segurança do paciente e a eficácia dos tratamentos. Lembrar que a individualização e a menor exposição a múltiplos pacientes geralmente indicam um risco menor pode ajudar bastante na tomada de decisões em concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RISCO NÍVEL 1 (baixo risco)

Infusões simples; administração de soluções oftálmicas com conservantes e soluções de NPT, glicose e aminoácidos transferidas para bolsas estéreis pelo método gravitacional com adição subsequente de substâncias em seringas estéreis.

RISCO NÍVEL 2 (ou alto risco, categoria I, manipulado em grau A, em área grau C)

NPT para administração após sete dias de preparo; injeções para uso em bombas infusoras portáteis; seringas pré-enchidas sem preservativos; preparo de misturas de substâncias, com aspiração do ar antes da administração.

RISCO NÍVEL 3 (alto risco, categoria II)

Injeções de morfina preparadas a partir de comprimidos ou pós; NPT manipulada a partir de aminoácidos em pó; NPT esterilizadas por filtração final.

A - Risco Nível I

B e C - Risco Nível II

D e E - Risco Nível III

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo