Rabdomiólise é uma síndrome que afeta a musculatura esquelé...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - a isoenzima lactato desidrogenase (LDH) 1 presente no soro também está associada à hemólise, enquanto a LD4 e a creatina quinase são liberadas na rabdomiólise.
Tema Central: A questão aborda a rabdomiólise, uma síndrome que afeta a musculatura esquelética, provocando a destruição das fibras musculares. Para responder corretamente, é necessário compreender os marcadores laboratoriais associados a essa condição e como eles se comportam durante o processo.
Explicação da Alternativa Correta: A alternativa D é correta porque descreve com precisão os marcadores enzimáticos associados à rabdomiólise. LDH1 está mais relacionada à hemólise, enquanto LDH4 e creatina quinase (CK) são realmente liberadas em situações de rabdomiólise. Este conhecimento é importante para a identificação correta da condição clínica a partir de exames laboratoriais.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A afirmação de que a haptoglobulina aumenta em resposta a diferentes condições é verdadeira; no entanto, relacionar diretamente isso com a rabdomiólise e quebra de hemácias não é preciso, pois a mioglobina, ao contrário da hemoglobina, não se liga à haptoglobulina.
B: Esta alternativa está correta quanto ao fato de que a mioglobina não se liga à haptoglobulina, mas não é suficiente para ser considerada como incorreta dentro do contexto geral das opções.
C: O soro do paciente com rabdomiólise geralmente não é límpido devido à presença de mioglobina, o que pode causar uma coloração diferente. Além disso, a haptoglobulina não é um indicador relevante para rabdomiólise, mas sim níveis elevados de CK e aldolase.
E: A descrição do comportamento da mioglobina como sendo excretada como um pigmento castanho-avermelhado na urina está correta e é uma característica marcante da rabdomiólise, portanto, não é a alternativa incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a isoenzima lactato desidrogenase (LDH) 1 presente no soro também está associada à hemólise, enquanto a LD4 e a creatina quinase são liberadas na rabdomiólise.
Na rabdomiólise tem presença de LD5.
A concentração sérica de haptoglobina aumenta em resposta ao estresse, infecções, inflamação aguda ou necrose tecidual, possivelmente em decorrência da estimulação de sua síntese (ver adiante em Reagentes de Fase Aguda). Após um episódio hemolítico, a concentração de haptoglobina cai, à medida que os complexos haptoglobina-hemoglobina são eliminados da circulação. Esse efeito é drástico após os eventos de hemólise massiva observados em reações hemolíticas transfusionais, queimaduras térmicas ou anemia hemolítica autoimune. A quantificação dessa proteína também é útil para o monitoramento seriado de pacientes que apresentam uma taxa lenta, porém constante, de quebra de hemácias, como aquelas causadas pela ação mecânica de válvulas cardíacas, hemoglobinopatias ou trauma associado ao exercício.
a mioglobina não se liga à haptoglobina e, portanto, a liberação de grandes quantidades de mioglobina durante a rabdomiólise não acarreta a diminuição dos níveis séricos de haptoglobina. Essa diferença pode ser útil no work up de um teste de vareta medidora de nível positivo (na verdade, um teste para detecção da atividade de pseudoperoxidase do heme da hemoglobina ou da mioglobina) para presença de sangue na urina sem coexistência de hemácias.
Não há critérios específicos para diferenciar a rabdomiólise das lesões musculares de menor grau. Entre as características que mais merecem atenção, citam-se os níveis mais elevados de CK total (para fins diagnósticos, foi sugerida uma concentração > 20 vezes acima dos limites de referência superiores), aumento e queda rápidos dos níveis de CK e aparecimento de mioglobinúria. Muitos ensaios para detecção de mioglobina (encontrada nos músculos esquelético, liso e cardíaco) são relativamente insensíveis e, além disso, a mioglobina tem meia-vida curta. Por esse motivo, os testes para CK são mais confiáveis para estabelecer o diagnóstico. Sendo uma forma de "síndrome de lise celular", a rabdomiólise está associada à liberação de outros conteúdos celulares, como potássio, fosfato e nucleotídios, que podem ser convertidos em ácido úrico.
Nos casos em que há destruição aguda de fibras musculares (rabdomiólise), como no trauma, a mioglobina é liberada, rapidamente eliminada do sangue e excretada pela urina sob a forma de pigmento castanho-avermelhado. A mioglobina livre, um monômero com peso molecular igual a 17.000, é rapidamente excretada. O complexo hemoglobina-haptoglobina, por outro lado, é removido de forma mais lenta. A mioglobinúria tem sido observada após a prática de alguns exercícios extenuantes, como maratonismo e caratê. Outras condições menos comuns associadas à mioglobinúria persistente ou recorrente são a dermatomiosite (Rose, 1996), defeitos de fosfofrutoquinase muscular e deficiências de adenosina monofosfato deaminase (Bruno, 1998) e proteína mitocondrial trifuncional (Miyajima, 1997).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo