Para uma paciente com quadro de disfagia neurogênica e hist...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526945 Fonoaudiologia
Para uma paciente com quadro de disfagia neurogênica e história de aspiração em todas as consistências alimentares e em volumes variados, a indicação terapêutica considerada cautelosa e simplificada que reduz possíveis complicações é a terapia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos compreender o tema central: a disfagia neurogênica e as abordagens terapêuticas mais indicadas para pacientes com esse tipo de condição. A disfagia é uma dificuldade em engolir que pode resultar em aspiração, ou seja, quando alimentos, líquidos ou saliva entram nas vias aéreas. Isso pode ocorrer em pacientes com problemas neurológicos, como a disfagia neurogênica.

Nesse contexto, a questão pede que identifiquemos a indicação terapêutica mais cautelosa e simplificada para reduzir complicações, considerando um quadro de aspiração em todas as consistências alimentares e volumes variáveis.

Alternativa Correta: E - Indireta

A terapia indireta é considerada a mais cautelosa para pacientes com disfagia neurogênica que apresentam aspiração em todas as consistências. Ela se concentra em exercícios e técnicas que melhoram as funções motoras e sensoriais relacionadas à deglutição, sem envolver a ingestão de alimentos ou líquidos durante o tratamento. Essa abordagem reduz o risco de aspiração, pois evita a introdução de substâncias no trato digestivo durante as sessões de terapia.

Alternativas Incorretas:

A - Direta: A terapia direta envolve a ingestão de alimentos e líquidos durante as sessões terapêuticas. Para pacientes que aspiram em todas as consistências, essa abordagem pode aumentar o risco de complicações, como pneumonia por aspiração.

B - Nutritiva: Essa alternativa não se aplica diretamente ao tratamento de disfagia neurogênica, pois se refere a abordagens focadas em garantir a ingestão nutricional adequada, mas não aborda a prevenção de aspiração.

C - De deglutição: Embora o nome pareça adequado, essa alternativa não é a mais cautelosa, pois pode envolver técnicas que não previnem adequadamente a aspiração em pacientes com dificuldades severas.

D - De respiração: Essa abordagem está mais relacionada a técnicas que melhoram a função respiratória, mas não são específicas para tratar a disfagia neurogênica ou prevenir a aspiração.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo